Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Marcos Feliciano é eleito presidente da CDH; pastor pede senha do cartão de fiel em vídeo

De nada adiantaram os protestos, como já era esperado, na manhã dessa quinta (7), o pastor Marcos Feliciano (PSC-SP) foi eleito o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

A reunião que elegeria o deputado estava marcada para a última quarta (6), mas foi adiada para essa quinta por conta das manifestações de repúdio a indicação do pastor para a presidência da Comissão.

Dos 18 deputados que votariam na eleição, apenas 12 compareceram e 11 foram favoráveis a escolha do pastor. Apenas 1 deputado votou em branco.

"Eu poderia fazer um milhão de insinuações mas não vou fazer. O trabalho que faremos aqui na comissão vai mostrar isso", disse Feliciano ao ser empossado. A vice-presidência ficou para Antônia Lúcia (PSC-AC), também do Partido Social Cristão.

De ontem para hoje, a bancada evangélica assegurou ao menos 12 vagas na comissão para eleger Feliciano.

Vários parlamentares protestaram contra a eleição do pastor. "Vamos sair juntos. Esta comissão não é mais a Comissão dos Direitos Humanos", disse Luiza Erundina.

Feliciano já proferiu diversos discursos contra minorias, com declarações racistas e homofóbicas.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) renunciou a presidência da CDH antes do início da sessão como forma de protesto. "Eu me retiro em nome do PT, mas não fico numa farsa, numa ditadura estabelecida".

Domingos acredita que a eleição do novo presidente da Comissão tinha que ser aberta a população e que a decisão de fechá-la remete a época da ditadura. "Não fico numa comissão em que o povo brasileiro foi excluído", disse o deputado.

Doações
Um vídeo que circula na internet tem causado polêmica. Nele, o pastor Marcos Feliciano recolhe as doações dos fiéis da igreja Assembléia de Deus. Feliciano aceita doações de motocicletas, pede cheques, dinheiro e anuncia recompensas dos céus. Em determinado momento, com um cartão na mão, ele diz:

– É a última vez que eu falo. Samuel de Souza doou o cartão, mas não doou a senha. Aí não vale. Depois vai pedir o milagre pra Deus e Deus não vai dar e vai falar que Deus é ruim.

Assista abaixo.

Sair da versão mobile