O sorriso e o cabelo cacheado dão ao rosto de menino um ar angelical. No último sábado (06/09), o modelo goiano Marcos Grabowski, 22, foi eleito o gay mais bonito do Brasil pelos jurados do concurso Mr Gay Brasil 2008.
O rapaz protagonizou um dos momentos mais engraçados da noite, ao dizer que queria quebrar o preconceito com que os homossexuais são vistos. As gargalhadas da platéia vieram, quando ele citou "as pintosas", em seu discurso. Marcos será representante nacional no concurso Mr Gay, que acontece em Los Angeles.
A cerimônia, realizada no Auditório Elis Regina, no Anhembi, começou com certo atraso. Os presentes tiveram que aguardar em fila por cerca de uma hora até que as portas fossem abertas. "Tivemos alguns probleminhas de última hora, luzes queimadas", justificou André Fischer, dando as boas vindas ao evento e entregando o palco para Silvetty Montilla, que animou o público com suas tiradas.
Casamento
O evento teve apresentação de Leão Lobo. Em seu discurso de abertura, o jornalista chamou atenção para a importância do reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "A gente tem que lutar pela união verdadeira e não levar em conta esses casamentos que mais parecem reunião de Tupperware pra dar ibope na Luciana Gimenez", alfinetou.
A união civil, aliás, foi tema recorrente nas falas dos candidatos ao posto de Mr Gay Brasil. No momento em que foram entrevistados pelo júri, todos os cinco finalistas disseram ter interesse em "quebrar o estereótipo" que envolve a imagem dos gays hoje em dia.
Militância
Durante o concurso, Leão Lobo pediu que os jurados prestassem atenção às falas dos candidatos. "Não estamos avaliando só beleza. Vamos levar em consideração a inteligência também". Mostrando-se atualizados, alguns rapazes usaram a nova sigla do movimento homossexual – LGBT, com L na frente do G. Drags presentes na platéia conversavam sobre a mudança. "Mudaram mesmo? Por quê?", questionava Kaká Di Polly. Ao saber que a mudança ocorrera por conta da visibilidade lésbica brincou. "Eu quero é que elas se fodam", disse Kaká entre risos.
Torcida
Os candidatos ao posto de mister fizeram três entradas. Na primeira trajaram apenas sungas, exibindo seus belos corpos. Em seguida, os rapazes se vestiram com roupas que integram a nova coleção de verão do estilista Rogério Figueiredo. A última etapa era a dos trajes brancos. Diferente dos concursos de miss gay e miss transex, as roupas aqui eram padrões. Nada de brilhos, swarowskis e canutilhos. Só pra variar um pouco. Nos intervalos entre as apresentações dos candidatos, Marina Furquim e Ana Gelinskas cantaram hits gays como It’s Raining Man e I Love the Nightlife.
Se dependesse da animação da torcida, o paulistano Edson Lopes teria levado a melhor. Outro candidato que também fez sucesso com o público foi o belo Maicon Araujo, Mr Florianópolis.
Tchauzinho de mister
Antes de passar a faixa para Grabowski, Luciano Lupo, o Mr Gay 2007, falou sobre seu ano de reinado e anunciou que irá retomar sua profissão de publicitário. Em entrevista ao A Capa, o belo contou que tem planos de mudar para São Paulo até o final deste ano e disse qual deve ser a bandeira abraçada por seu sucessor.
"Não sei se a união civil é exatamente o foco. Temos que lutar por respeito. Nosso grande problema hoje é a imagem. Muita gente me falava que eu não parecia gay porque não usava saia, maquiagem. Temos que fazer que as pessoas entendam que ser gay não é um bicho de sete cabeças como imaginam", afirmou Lupo.
Resultados
Mister Simpatia – Rio de Janeiro
Mister Fotogenia – Florianópolis
Mister Popularidade – Goiania
3º lugar – Florianópolis
2º lugar – Rio de Janeiro
1º lugar – Goiania