in

Mardi Gras leva alegria e engajamento político às ruas de Sydney; veja fotos

O último sábado (5) foi marcado pela alegria em Sydney. A cidade, uma das mais importantes da Austrália, tem com certeza uma das melhores Paradas Gays do mundo.

E a manifestação aqui não é apenas festa, também tem motivação política. O Mardi Gras, como é chamado, é completamente mobilizador. Os australianos sabem provar o engajamento político que possuem.

O evento, desde o início, trabalha com muita força, vinda de todas as áreas da sociedade. Qualquer pessoa pode trabalhar como volunteer (voluntário) em várias funções. Até mesmo como auxiliar de primeiros socorros.

Os australianos fazem o possível para que tudo ocorra perfeitamente. Eram 18h e a Oxford Street estava lotada. Os trios elétricos, bem diferentes daqueles vistos nas Paradas brasileiras, são temáticos, cada um representando uma vitória para os gays: tem o carro dos enfermeiros, dos policiais, bombeiros, homens maduros, adeptos do fetiche, asiáticos, ursos…

Até mesmo casais gays que conseguiram adotar desfilaram com orgulho seus filhos para a multidão. Sobrou até para o papa Bento XVI: no Mardi Gras, "Betty XVI" mostrava a sátira e a crítica em relação à Igreja Católica. Nos cartazes, lia-se: "PAPA BETTY XVI: QUEEN OF HOMOPHOBIA" (Papa Betty XVI: Rainha da Homofobia).

Políticos não engajados e engajados tinham suas fotos estampadas nos carros alegóricos: alguns eram aplaudidos, enquanto outros recebiam merecidas vaias do público.

Veja abaixo no álbum mais imagens do Mardi Gras em Sydney.

Depois de O Segundo Sexo, nunca mais fomos as mesmas

Bruna Surfistinha: o mito é maior que o filme