Mariana, cidade localizada em Minas Gerais, realiza um importante passo para a promoção da equidade e inclusão social ao lançar o primeiro mapeamento da população LGBTQIA+. Essa iniciativa visa identificar dados demográficos e os desafios enfrentados pela comunidade, com o intuito de subsidiar a criação de políticas públicas mais inclusivas e efetivas. O formulário, intitulado “Equidade e Pertencer”, é uma ferramenta on-line que respeita a Lei Geral de Proteção de Dados, assegurando a privacidade dos participantes. Liana de Paula, chefe do Departamento de Promoção à Diversidade da Prefeitura de Mariana, destaca a importância dessa coleta de informações para estruturar ações que garantam direitos e promovam a equidade para a comunidade LGBTQIA+.
A relevância de abordar as questões da população LGBTQIA+ se dá pelo fato de que esta comunidade frequentemente enfrenta discriminação, violência e dificuldades no acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação e emprego. Ao tratar desse tema, Mariana busca construir uma sociedade mais justa, na qual todos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, desfrutem dos mesmos direitos e oportunidades.
O advogado e pesquisador Saulo Camello enfatiza que a ausência de dados precisos sobre a população LGBTQIA+ dificulta a implementação de políticas públicas eficazes. Ele acredita que o mapeamento poderá trazer melhorias em áreas cruciais, como segurança, saúde e inclusão no mercado de trabalho, sendo uma iniciativa fundamental para combater a invisibilidade e promover a equidade social. Com essa ação, Mariana se destaca como um exemplo de comprometimento com a justiça social e a defesa dos direitos humanos, buscando assim, garantir que a comunidade LGBTQIA+ tenha voz e vez na construção de um futuro mais inclusivo.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes