O estilista Mario Queiroz, 47, está lançando o livro “O Herói Desmascarado – A Imagem do Homem na Moda” (Estação das Letras e Cores, 151 p., R$ 35), no qual faz uma análise a respeito das modificações por que passou a representação do homem na moda no último século.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Queiroz disse que Aids foi uma das responsáveis por afastar os homens ainda mais da moda. “Os homens passaram a ter medo de serem confundidos como doentes ao usarem roupas pouco convencionais”, opinou.
Para o estilista, a “divisão rígida” do que é masculino e feminino ainda durante a infância contribui para a visão estereotipada de que apenas homens e gays se interessam por moda. “Por que a moda é de mulherzinhas”, questionou. “Porque a menininha ganha uma boneca no primeiro aniversário, e o menino ganha um carro. (…) Na fase adulta, quando você vê seus amigos dizendo, caso use uma camisa pouco convencional: ‘Onde você comprou tinha para homem?’. Essas brincadeiras e expressões afetam a visão que os homens têm da moda”, acrescentou. “É muito difícil romper com esse preconceito.”
Nascido em Niterói, Mario Queiroz lançou sua própria grife em 1995 e é um dos destaques da SPFW desde a criação do evento, no ano seguinte, quando ele ainda era conhecido como Morumbi Fashion.