Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Marli Porto

A Editora Scortecci acaba de lançar “Uma Luz para Davi” (246 páginas, R$ 35), da escritora Marli Porto. O romance narra a trajetória de Davi, filho de uma menina de rua que vem a São Paulo tentar uma vida nova. Perdido dentro da realidade da cidade grande, o rapaz conhece Henrique, homem que vai ajudá-lo a mergulhar em sua própria sexualidade.

“Uma Luz para Davi” é o primeiro livro de Marli Porto com temática gay. Economista de formação e professora da rede de ensino estadual, Marli aposta na literatura GLS e prepara para breve outro romance, desta vez com foco na homossexualidade feminina. Em entrevista ao Dykerama.com, a escritora preferiu não revelar muitos detalhes, mas adiantou que em seu próximo livro haverá “grandes amores”. Enquanto isso, leia a entrevista que Marli nos concedeu com exclusividade:

Dykerama: Me conte um pouco sobre sua trajetória como escritora. Quantos livros você já escreveu?

Marli Porto: Sou economista de formação, professora da rede de ensino estadual e finalmente escritora. Tenho duas coletâneas: “Contos e Crônicas” e “Poesias”, ambas de concurso nacional. Sendo que a de contos e crônicas tirei o terceiro lugar e a de poesias entre os dez finalistas. Fui cronista no jornal do bairro, desenvolvi trabalhos literários para a visibilidade lésbica, um livro infanto-juvenil, “Uma Luz para Davi”, meu mais recente lançamento, e um roteiro para teatro com a temática voltada à homossexualidade.

Dykerama: Quais são os principais assuntos que você aborda em seus livros?

Marli Porto: 90% dos temas são sobre diversidade sexual, os demais sobre aspectos socioeconômicos (dentro esses temas a família, prostituição, tráfico de drogas, grandes amores, preconceitos, aceitação, mercado de trabalho…).

Dykerma: Do que se trata o livro “Uma Luz para Davi”?

Marli Porto: “Uma Luz para Davi” é um romance sobre o personagem-título, filho de uma menina de rua que, após ser estuprada, enfrenta a prostituição para sobreviver. Aos cinco anos perde a mãe em conseqüência de uma overdose de drogas. Sem vínculo familiar é conduzido a um orfanato fugindo aos treze anos. Carregando apenas uma bagagem de sonhos e esperanças chega a cidade de São Paulo. Perdido dentro da realidade, debilitado, sem forças para prosseguir surge em seu caminho Henrique, um homem frio, calculista, com um passado marcado pela violência do pai. Mas para Davi, somente para Davi, seu primeiro e único amor revela sua verdadeira identidade. Davi tenta de todas as maneiras provar a si mesmo que seu relacionamento com esse homem é misto paternal, amizade e gratidão, porém o destino de ambos já está traçado.

Dykerama: Agora você está preparando um romance lésbico também. Pode me adiantar alguns detalhes?

Marli Porto: O romance lésbico está meio caminho andando, ainda não registrei, por essa razão preciso ter cautela, principalmente sobre o título. Traz a história de uma personagem marcada por um estupro aos dez anos de idade. Sua vida nesse mundo se transcorre entre conflitos interiores e exteriores numa sociedade hipócrita. E se tratando de um romance, haverá grandes amores.

Dykerama: É diferente escrever para as mulheres gays?

Marli Porto: Sinto uma leve diferença ao escrever para as mulheres gays. Parece que os sentimentos fluem com maior sensibilidade e liberdade.

Dykerama: Qual é a sua percepção sobre o atual mercado editorial gay brasileiro? Os escritores assumidamente gays têm seu espaço garantido?

Marli Porto: A literatura gay não é só para gays, principalmente os livros de auto-ajuda, como “O Armário”, do meu amigo Fabrício Viana, que deve ser lido por todas as classes. Acho que as editoras e todo o tipo de imprensa deveriam investir mais nesse tema. Mais comunicação, menos preconceito. Um trabalho muito bem elaborado para a família, escola e toda a sociedade. Com certeza há excelentes escritores gays, sem a mínima condição e oportunidade de expor seu trabalho. Entrar na mídia então… Espero conseguir uma editora para a segunda edição de Uma Luz para Davi e também para esse novo romance. Viver de literatura gay, mais que um sonho, é um ideal de vida.

*Uma Luz para Davi está à venda nas livrarias Asabeça, Livraria da Lua, Livraria Cultura, Livraria da Vila e Cia de Leitura. Mais informações em www.marliporto.com.

Sair da versão mobile