O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, confirmou presença em plenária de Marta Suplicy para apresentação das propostas LGBT da petista. A candidata também estará no evento. O encontro ocorrerá no dia 8 de setembro, no Shelton Inn Hotel, localizado na Rua Casper Líbero, 115, centro de São Paulo.
O evento será ministrado por Julian Rodrigues, do setorial nacional LGBT do PT e coordenador do comitê LGBT Marta Prefeita. Após a abertura de Julian, Lula Ramires, coordenador do programa LGBT de Marta Suplicy e ativista do grupo Corsa, irá apresentar as propostas e falar sobre o eixo geral das mesmas. Na seqüência, é a vez da ativista Rita Quadros, do setorial LGBT do PT – Capital (SP) que irá falar a respeito das mulheres.
Após a apresentação das propostas de governo, o ministro Paulo Vannuchi irá discursar a respeito das políticas do governo Lula no que diz respeito ao combate à homofobia e também pedir apoio para a candidata do PT à prefeitura da capital paulistana. Depois do ministro, quem irá falar é Marta Suplicy. Sua fala será focada em sua trajetória com os LGBT e também a respeito de suas propostas, que podem ser lidas, em primeira mão, adiante.
Entre as propostas a serem apresentadas destacamos algumas, entre elas: fortalecer a CADS e focar a sua articulação junto das secretarias de saúde, educação, segurança e emprego; organizar e lançar o programa São Paulo Sem Homofobia; valorizar a participação da sociedade civil e fortalecer o Conselho de Atenção a Diversidade Sexual; investir nos servidores municipais no que diz respeito a diversidade sexual; levar os centros de referência para as periferias da cidade; fortalecer o apoio à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e também trabalhar no turismo da capital como um destino gay-friendly.
Para o ativista Julian Rodrigues, o encontro é muito importante, pois "reitera o compromisso histórico da candidata com a defesa da cidadania LGBT". "Marta defende nossos direitos desde de os tempos do TV Mulher. Como deputada, ela mudou o patamar do debate e da visibilidade sobre nossos direitos quando apresentou o projeto de união civil em 1995. Marta esteve em todas as Paradas do Orgulho LGBT. Quando ela assumiu em 2001, a Parada mudou de patamar, com o apoio efetivo da Prefeitura. Como Ministra, Marta sempre apoiou nossos projetos e incentivou o turismo GLS", diz.