A ministra do Turismo, Marta Suplicy, que compareceu à Parada Gay de São Paulo no último domingo, fez chiste nesta quarta-feira ao dar uma orientação aos passageiros que enfrentarem filas nos aeroportos antes de embarcarem para as tão sonhadas férias. “Relaxa e goza porque você esquece todos os transtornos depois [chegando ao destino]”, disse.
A declaração foi dada durante o lançamento do Plano Nacional de Turismo 2007-2010, que pretende gerar 1,7 milhão de novos empregos e visa o ingresso de US$ 7,7 bilhões em divisas para o País.
Marta disse que a meta de crescimento do setor é de 4,9% até 2010, tendo como foco 65 locais turísticos, incluindo as capitais. “A nossa prioridade é dar musculatura ao setor, fortalecendo o mercado interno”, disse.
Através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vão ser investidos R$ 504 bilhões na expansão da infra-estrutura interna (construção e duplicação de estradas, além de 2,6 mil quilômetros de ferrovias), e na melhoria de 12 portos e 20 aeroportos.
Após a polêmica, a ministra divulgou nota em que afirma que não teve o objetivo de "desdenhar" o sofrimento da população que enfrenta filas nos aeroportos. "Quero pedir desculpas aos turistas e a todos os brasileiros pela frase infeliz que proferi hoje, ao término de uma entrevista coletiva. Não tive por intenção desdenhar, muito menos minimizar os transtornos que estão sendo enfrentados pelos usuários do transporte aéreo."