Responsável por dar o primeiro beijo gay em uma novela da TV Globo, o ator Mateus Solano comentou em entrevista ao site Ego sobre o polêmico "alerta" que a icônica cena entre Felix e Niko (Thiago Fragoso)teve ao ser exibida na TV peruana.
+ Revista marroquina pergunta se gays devem ser queimados
Na ATV, os telespectadores receberam a mensagem de advertência: "As cenas que serão apresentadas a seguir podem ferir a sensibilidade de alguns telespectadores. Recomendamos aos pais de família que não deixem menores de idade em frente à televisão a partir deste momento".
Apesar das várias críticas que o canal recebeu, Mateus preferiu enxergar a decisão com outros olhos. "Quando o beijo passa com alerta ou quando simplesmente não passa também é bom. Isso porque a gente conversa sobre o beijo do mesmo jeito. A questão é colocada na cara das pessoas. A proibição e a não proibição são igualmente poderosas para a gente discutir o longo caminho que temos a percorrer na direção do respeito à orientação sexual do outro".
+ Channing Tatum e Matt Bomer rebolam em Parada LGBT de Los Angeles
Solano considerou "hipocrisia" a TV peruana exibir tranquilamente mulheres seminuas e se preocupar com o beijo entre dois personagens de novela. Mas ponderou que o fato de o Brasil ter exibido o beijo gay não significa estar mais evoluído. "O fato de ter tido beijo gay na TV brasileira não quer dizer que a sociedade brasileira vê isso com ótimos olhos e está muito evoluída. Não mostra que o país está à vontade com essa questão… Pelo contrário! O passo (em Amor à vida) foi corajoso justamente por causa disso", avalia Solano.
Veja a cena com o alerta: