Mauricio de Sousa – o criador da Turma da Mônica – falou sobre a ausência de personagens que contemplam a diversidade sexual. Ele participou do Programa Raul Gil, no sábado (11), e disse que por enquanto tal personagem não deve vir.
+ Revista Tina apresenta personagem gay
O tema surgiu depois que Thammy Miranda – que é assumidamente lésbica – comentou que o cartunista já lançou vários personagens negros, deficientes visuais, de pais separados, mas que ainda não abordou um personagem gay.
Mauricio respondeu: "Tudo tem o seu tempo. E, logicamente, quando acabarmos com a homofobia, podemos pensar. Tem que ter cuidado para que os temas sejam aceitos pela maioria dos leitores. Tem muita gente agressiva. Portanto, a Turma da Mônica não deve levantar bandeiras nunca, mas mostrar uma ação", disse.
+ "Personagem gay só quando a sociedade estiver preparada", diz Mauricio
O que cartunista esqueceu – ou não considerou por não ser um personagem fixo – é que um adolescente gay já apareceu em suas histórias. Na HQ da personagem Tina, um amigo gay aparece como melhor amigo da protagonista e depois sai acompanhado de seu namorado.
Veja: