in

Médico compara tratamentos para trans a experiências do nazismo

Foto: Reprodução.

O médico britânico Graham Linehan, em entrevista ao programa de TV BBC Newsnight, afirmou existirem “paralelos” entre experimentos científicos que os nazistas realizaram em crianças em campos de concentração e tratamentos médicos feitos em crianças transgênero atualmente.

“Crianças estão sendo, basicamente, usadas para testarem bloqueadores de puberdade”, disse nesta semana para a jornalista Sarah Smith, referindo-se ao medicamento geralmente usado para jovens trans poderem atrasar a puberdade com o objetivo de envelhecer antes de decidirem se farão ou não algum tratamento de transição.

Nenhum representante da comunidade trans ou médico que já tenha tratado alguma pessoa trans estava no programa para compartilhar outro ponto de vista. A BBC disse ao site Pink News que fez um convite à ong LGBT Stonewall enviar um representante, mas a entidade declinou.

A jornalista questionou a fala do médico – e foi quando ele mencionou os bloqueadores de puberdade como argumento à sua comparação.

“Não me leve a mal”, respondeu Linehan. “Mas foi, basicamente, o que você afirmou”, rebateu Smith.

Em comunicado, Helen Belcher, cofundadora da Trans Media Watch, ong do Reino Unido que se dedica à melhoria da cobertura midiática sobre temas de pessoas trans e intersexo, respondeu: “A BBC fez um trabalho razoavelmente bom ao rebater as afirmações de Linehan, mas isso não melhora o viés que ela tem demonstrado ao abordar assuntos trans nos últimos meses”.

“Pessoas trans são mais ‘faladas sobre’ do que ‘faladas com’, e isso está claro no comentário de Graham Linehan que a BBC ainda não tem o conhecimento básico para falar sobre como é a vida das pessoas trans e como as legislações nos afetam”, completou.

Ator gay é indiciado por fingir ser vítima de crime de ódio

Delícia: veja Bruno Gagliasso sem camisa