Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Médicos anunciam morte cerebral de Clodovil

O médico Cícero Henrique Dantas Neto, diretor técnico do hospital Santa Lúcia, em Brasília, acaba de anunciar a morte cerebral do estilista e deputado Clodovil Hernades (PR-SP)

O parlamentar deu entrada ontem na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, hoje, passou por uma série de exames para diagnosticar a gravidade da lesão cerebral.

De acordo com o hospital, houve autorização de amigos e do Ministério Público – por falta de parentes próximos – para a doação dos órgãos de Clodovil. Devem ser doados a córnea, a íris, o fígado e o coração.

A cirurgia para retirada de todos esses órgãos deve durar cerca de cinco horas. Clodovil deve ser dado oficialmente como morto por volta das 22h desta terça-feira.

Boletim

Clodovil foi encontrado desacordado por volta das 7h de ontem, de bruços no chão, por seus assessores. O deputado foi internado às 8h17 do mesmo dia e foi submetido a um procedimento de inserção de catéter para reduzir um coágulo no cérebro.

Por volta das 14h, Clodovil sofreu uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos.

No boletim divulgado nesta manhã, o hospital informava que o estado de saúde de Clodovil era de extrema gravidade. O deputado estava respirando através de aparelhos e seus sinais vitais eram mantidos por meio de medicamentos e equipamentos.

Histórico hospitalar

Em 2005, Clodovil foi surpreendido com o diagnóstico de um câncer na próstata. Para sua sorte, o tumor foi retirado em uma cirurgia e não foi necessário se submeter a tratamentos complementares.

Já em 2007, um primeiro AVC (acidente vascular cerebral) foi sofrido pelo deputado, o que lhe casou uma paralisia de leve intensidade no braço direito. Devido a problemas cardíacos,  hipertensão arterial, e uma suspeita de dengue, Clodovil foi internado mais duas vezes no mesmo ano.

No ano passado, o deputado foi levado às pressas para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, onde foi internado com fortes dores nas costas provocadas por uma embolia pulmonar.

Sair da versão mobile