in

Menina transexual de 8 anos é tema de documentário

Josie Romero, uma menina transexual de 8 anos, será tema de um documentário que será exibido na próxima semana no Channel 4, na Inglaterra. Josie nasceu menino e se chamava Joey, mas desde que aprendeu a falar dizia que era menina, segundo sua mãe Venessia.

"Eu sou uma menina", dizia a menina. "Não, você é um menino", corrigiam os pais. A criança, quando era mais nova, tentava transformar seus brinquedos de meninos em brinquedos de meninas. Segundo a mãe, Josie enrolava seus cachecóis na cintura e fingia que era saia.

Depoimentos da família de como enfrentaram o preconceito também estão no documentário "Sex, lies, and gender", do National Geographic, e foram noticiados hoje pela imprensa britânica.

A mãe conta que a princípio acreditava ter um filho homossexual. Depois se deu conta que era uma criança transexual. Venessia diz que começou a comprar roupas de menino e de menina e deixar o guarda-roupa dividido com as duas opções. Josie sempre optava pelas vestimentas femininas.

A família viveu até o ano passado no Japão. O pai de Josie, Joseph Romero, é engenheiro das Forças Armadas americanas. Na base militar em que a família morava e as crianças iam à escola, o preconceito era grande, segundo o pai.

Os Romeros voltaram aos Estados Unidos no ano passado e moram no Arizona. Josie tem uma irmã adotada, uma criança chinesa mais nova. No começo os pais achavam que a mais velha teria ciúmes, mas desde a chegada elas brincam juntas, como meninas.

A menina trans, que tem todos os documentos alterados e é considerada legalmente do sexo feminino, recebe atendimento médico e psicológico. Quando completar 12 anos, deve começar a tomar hormônios femininos para evitar a puberdade masculina. Segundo a mãe, ela já sabe que quando ficar adulta passará por uma cirurgia de transgenitalização.

Gay pede namorado em casamento em show de Mariah Carey

Com novo texto, lei da homofobia volta para a Câmara dos Deputados