Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Mesmo com proibição, 200 casais gays se casam legalmente no Colorado

Em uma medida desafiadora, 200 casais formados por pessoas do mesmo sexo conseguiram o direito ao casamento em Colorado, estado americano, mesmo que o casamento gay seja proibido. No Colorado, só foi aprovada a união civil. 

De acordo com o site Pink News, os escritórios administrativos legais Boulder County e Pueblo County emitaram licenças de casamento para pessoas gays desde o dia 25 junho por considerar a proibição inconstitucional.

Clerk Gilber Ortiz, da Pueblo, declarou: "Nenhum tribunal confirmou a constitucionalidade da proibição do casamento para 23 decisões consecutivas, em nível estadual ou federal. Isso é importante e não pode ser ignorada. Negar direitos constitucionais é uma posição insustentável, e eu tenho que respeitar a constituição, os tribunais e seguir em frente".

Prefeito de Denver, Michael B. Hancock também apoiou a decisão de seguir emitindo as licenças. "Como uma cidade, nós ficamos juntos contra a injustiça e a favor dos direitos de todas as pessoas. Estou orgulhoso de dar um passo em direção à igualdade no casamento para todos os residentes desta cidade".

Vale lembrar que o juiz do estado do Colorado Scott Crabtree também declarou que a proibição do casamento gay é inconstitucional. Ele afirma que a existência de uniões civis não supre as necessidades e "é mais uma evidência da discriminação contra casais do mesmo sexo e que não melhora o efeito discriminatório das proibições".

O caso é inédito nos Estados Unidos e não se sabe quais serão os resultados dos casamentos gays ou da lei de proibição após as 200 uniões legalizadas. Em outros 19 estados, incluindo o Distrito de Columbia, o casamento gay é legal.

 

Sair da versão mobile