Não é de hoje que gays sofrem com a homofobia no ambiente escolar. Um recente estudo realizado por órgãos do Ministério da Educação (MEC) mostrou que 80% dos jovens gostariam de manter certo distanciamento de homossexuais, portadores de necessidades especiais, pobres e negros. No último final de semana (15 e 16/08), no entanto, educadores, pais e alunos se reuniram no Expo Center Norte, em São Paulo, na etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae), que discutirá, em 2010, um novo sistema educacional.
No sábado, uma mesa de abertura composta por autoridades informou a importância histórica do evento. Em sua fala, a representante do MEC em São Paulo, Iara Bernardi, discursou sobre a dívida social que as escolas brasileiras têm quando o assunto é um ensino de qualidade que atenda parcelas significativas da população, que por muito tempo não tiveram acesso à educação.
O destaque do primeiro dia ficou por conta das duas inclusões propostas pelo movimento LGBT, representado por Lula Ramires do grupo Corsa (Cidadania, Orgulho, Respeito, Saúde e Amor) e Edith Modesto do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais), no Plano Nacional de Educação. As emendas pedem que os sistemas educacionais ajam de forma preventiva para evitar que os homossexuais deixem as escolas, além de solicitar que sejam incluídos nos censos escolares informações sobre a evasão escolar causada por homofobia.
No segundo dia de Conferência, um colóquio foi organizado. Os interessados em discursar seus pontos de vista deveriam deixar seus crachás na mesa principal para sorteio. Entre os cinco contemplados, estava Edith Modesto e a militante não decepcionou. Foi até o microfone e em 5 minutos, explicou o GPH, falou do Purpurina, seu grupo de jovens, e ainda contou dois casos de homofobia. O discurso causou comoção e rendeu muitos aplausos.
Mais tarde, uma plenária foi organizada para alteração ou não de algumas emendas no Documento Referencial do Plano Nacional de Educação. Por falta de tempo, as propostas LGBTs não foram lidas, mas encaminhadas diretamente para uma comissão sistematizadora e serão enviadas à Conferência Estadual.