O Ministério da Cultura irá apoiar 20 projetos, entre paradas, peças de teatro, seminários e mostra de vídeos, com temática gay ou voltados ao público GLBT. O Diário Oficial da União publicado na segunda-feira, 3/9, trouxe a lista dos projetos indicados para receber apoio financeiro do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC).
Os projetos escolhidos obtiveram as maiores notas da Comissão de Avaliação, que selecionou, no total, 150 projetos. Deste, foram retirados os vinte primeiros, respeitando-se o limite do valor destinado ao concurso, que é de R$ 1 milhão. A relação dos 150 projetos habilitados foi publicada no DOU do dia 22 de agosto.
Estados de todas as regiões do país foram contemplados pelo concurso. Eles compreendem diferentes ações como combate à homofobia, paradas pela diversidade sexual, de visibilidade de mulheres lésbicas e bissexuais, e criação de peças de teatro, por exemplo.
O Edital foi direcionado a organizações e instituições de direito público e privado, sem fins lucrativos, que desenvolvem ações de natureza cultural voltadas para a afirmação da identidade do público GLBT.
Os proponentes têm 30 dias para o atendimento da convocação, a partir da data de publicação do Edital de Divulgação nº 5 (DOU nº 170, Seção 3, página 10), assinado pelo secretário substituto da SID/MinC, Ricardo Lima. Todos aqueles que não atenderem ao ato convocatório no prazo estipulado serão redimensionados ao final da lista.