Na quinta-feira (03/04), o Ministério Público Federal de São Paulo irá exibir gratuitamente o documentário sobre homens e mulheres transexuais “Transexuais: Questão de gênero”, com direção e roteiro de Rodrigo Najar. Por ser uma temática tão rara, e ousada ao mesmo tempo, ao cinema e principalmente no seguimento documentário, resolvemos conversar com Rodrigo.
O documentário acompanha por um ano a vida de sete transexuais que, em comum tem o sentimento de que nasceram em um corpo ao qual não pertencem, e o filme/doc relata essa busca pela verdadeira identidade de gênero. O filme acompanha o tratamento hormonal, a cirurgia de redesignação sexual e a batalha que todos/as enfrentam na justiça para mudar de nome e sexo no registro civil.
Rodrigo nos conta que a idéia surgiu a partir de um artigo que leu em um jornal, “li uma matéria sobre várias pessoas do Brasil que fizeram a operação de mudança de sexo, quis saber mais sobre isso. Entrevistei 29 pessoas transexuais, algumas pessoalmente, outras por MSN e afins”. Desses entrevistados, sete foram selecionados.
Sobre a temática, transexualidade, Rodrigo diz, “Muitas confusões são feitas e falsas idéias são normalmente associadas a transexuais. No entanto há indicadores de que a transexualidade sempre foi uma realidade em qualquer época e em qualquer parte do mundo”.
O documentarista acredita que a transexualidade não é uma opcção, como muito se pensa por aí, “A transexualidade é muito confundida com travestismo e tratada como uma "opção", apesar das evidências de que se trata de uma condição inerente a pessoa considerar-se de um sexo diferente daquele que seu corpo mostra – conflito de identidade de gênero-corpo. Comumente definida como uma alma de mulher aprisionada em um corpo masculino, ou vice-versa, a transexualidade”.
O diretor conta sobre o processo de escolha, “queria variar, retratar diferentes graus, por exemplo, em início de processo de transformação, ou bem avançadas. Aí escolhi cinco mulheres transexuais e dois homens trans”.
A partir daí passaram a conviver o grupo de transexuais e a equipe do filme. “Passamos a nos encontrar, o grupo todo não se conhecia, portanto promovi um encontro com todos/as. Pude conhecer a família de alguns/mas deles/las, e além disso pude conhecer a filha de uma delas, parte da história anterior a transformação”.
O documentarista também relata que o mais marcante durante esse período em que acompanhou estas sete vidas “foi a coragem e a integridade dessas pessoas. Nunca vi tanta liberdade interna, pois elas passam por cima de humilhações públicas e familiares para serem o que acreditam ser. Nunca vi tanta coragem”. Por hora o filme será exibido no MPF, mas Rodrigo já nos adianta que o documentário tem lançamento comercial previsto para o segundo semestre desse ano.
Confira a galeria de fotos do filme.
SERVIÇO
Evento: Transexualidade: Uma Questão de Gênero (exibição de filme, seguida
de debate)
Quando: Dia 3 de abril, 15h30
Onde: Auditório da Procuradoria da República no Estado de São Paulo
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 768, térreo, São Paulo-SP
Lotação: 70 lugares
Entrada Gratuita