Durante pronunciamento na última sexta-feira (02/01), o ministro francês Xavier Bertrand mais uma vez se mostrou disposto a lutar pela causa LGBT. Entre suas declarações, apontou novos caminhos para os gays que vivem em países como a República Tcheca que, de acordo com o ministro, não trata os homossexuais com respeito.
Bertrand sugeriu que se algum homossexual que resida em qualquer país membro da União Européia não conseguisse bom atendimento em hospitais, escolas ou qualquer órgão público, o melhor a ser feito seria mudar-se para outro país onde as leis sejam favoráveis à diversidade sexual.
O ministro ainda fez um apelo para que todos os países da União Européia garantam aos homossexuais os mesmos direitos que o restante da população.
Essa não é a primeira vez que a França faz um pedido em prol dos gays. Em dezembro, o país apresentou na ONU uma declaração para que todos os membros da organização deixassem de criminalizar a homossexualidade. Na época, os países ficaram divididos em 60 favoráveis e outros 60 contra a medida.