in

Ministro sérvio garante segurança na Parada Gay de Belgrado

Ivica Dacic, ministro do interior da Sérvia, garantiu que as autoridades de Belgrado estão preparadas para proteger a população durante os eventos da Parada Gay que vai acontecer em 20 de setembro. "Neste país, ninguém tem permissão para ameaçar nem incomodar ninguém", declarou o ministro.

Pichações com ameaças homofóbicas surgiram por todo o país durante o mês de julho. Os escritos intimidavam as pessoas que fossem participar da Parada e de eventos correlatos. O prefeito de Belgrado mandou apagar os grafites ofensivos. O político declarou que os homofóbicos estão usando a fachada de clubes e torcidas de futebol para se organizarem.

Em 2008, 25 pessoas foram vítimas de um ataque homofóbico organizado durante o festival "Queerbelgrade". As autoridades locais, à época, consideraram a ofensiva como "fascista". Os organizadores do evento disseram que a polícia agiu rápido e evitaram uma tragédia maior. Após o ocorrido, soltaram uma nota onde disseram que tais atos levam o país rumo à intolerância e ao fascismo.

"Nosso país enfrentou várias situações em pouquíssimo tempo: um referendo público, a aprovação da Constituição, a queda de um governo e a independência de Kosovo. Cada vez que algo assim aconteceu, o clima político se moveu mais um pouco na direção da identidade neofascista de extrema direita. Por isso, nosso festival e Parada são parte de uma agenda para combater o neofascismo. Queremos tomar medidas concretas para construir pontes e destruir muros, para alcançarmos um estado de liberdade plena", afirmou um dos organizadores, que preferiu não se identificar.

Por conta dos discursos e atos de ódio ainda serem muito fortes na Sérvia, a sua integração à União Europeia aida não foi permitida. Em 2008, no relatório de progresso de países candidatos da Comissão Europeia, foi observado que a Sérvia ainda vive uma situação crítica, isso por conta dos discursos de ódio com base em orientação sexual e identidade de gênero.

Candidata transexual quer processar Twitter por perfil falso

Vanessa Jackson é atração da festa lésbica Super Dyke