in

“Money for Nothing”, do Dire Straits, banida do Canadá por ser considerada homofóbica

Um dos maiores clássicos da história do rock foi condenado pelas rádios canadenses, acusado de homofobia. "Money for Nothing", hit do grupo Dire Straits, lançado em 1985 – e sucesso mundial na época -, acaba de ser banido das rádios do Canadá.

A decisão veio do Canadian Broadcasts Standards Council, entidade que controla as emissoras de rádio e televisão no país. Tudo começou quando um ouvinte de rádio reclamou que a canção era "extremamente ofensiva" à comunidade gay, lésbica e bissexual.

O motivo: um dos personagens descritos na canção é "uma bicha milionária". O vocalista Mark Knopfler canta: "A bichinha com brincos e maquiagem… sim, amigo, esse é o cabelo dela… A bichinha tem jato particular. A bichinha é milionária".

O termo original cantado, "faggot", é considerado agressivo e ofensivo na língua inglesa, e seria o correspondente das expressões brasileiras "bicha" e "viado".

O conselho canadense concluiu que a palavra "faggot", usada para descrever um homem homossexual, "foi parcial ou totalmente aceita no passado, mas hoje não é mais".

"Money for Nothing" foi escrita por Knopfler em parceria com o cantor Sting, e mostra um operário que passa o tempo todo vendo clipes na MTV e comentando o que vê – daí o comentário homofóbico que o personagem faz ao ver o clipe da tal "bichinha".

Esse foi o argumento do próprio Knopfler ao lançar a canção em 85 e dar entrevista à revista "Rolling Stone" na ocasião. O cantor comentou que o personagem central da música é um sujeito ignorante, de mentalidade retrógrada, "alguém que vê tudo em termos financeiros".

Em tempo: as rádios canadenses poderão tocar sim a canção, desde que editem o trecho em questão ou coloquem ruídos para ocultar a palavra "faggot".

Confira o clipe de "Money for Nothing" a seguir. 

Candidato à Presidência do Peru propõe união civil igualitária

Com gírias do universo LGBT, personagem gay faz ótima estreia em “Insensato Coração”