O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promove de 2 a 14 de março, no Rio de Janeiro, e de 10 a 21 de março, em São Paulo, a mostra “Guerreira das Imagens: Monika Treut”, sobre a cineasta ícone do cinema independente alemão.
A mostra no CCBB traz 10 longas-metragens e quatro curtas que abordam a sexualidade feminina e mulheres marginalizadas. Monika, que é lésbica assumida, falou sobre sua obra em entrevista ao “Jornal do Brasil”.
“Eu me identifico com a comunidade do cinema independente queer (homossexual). Nós, de certa forma, estamos construindo uma globalizada de baixo para cima, onde pessoas reais e artistas de diferentes culturas se encontram e trabalhar juntos para entender nossas diferenças e semelhanças”, disse a diretora.
Entre os destaques da mostra estão o documentário “Guerreira da luz” (2001), sobre Yvonne Bezerra de Mello e seu trabalho com meninos de rua do Rio de Janeiro; e “Fantasma” (2009, foto abaixo), seu último longa, uma história de amor entre duas mulheres.
Ao “Jornal do Brasil”, Monika admitiu que já sofreu preconceito por ser lésbica assumida. “Já fui várias vezes vítima de rejeição e reações desagradáveis por causa disso. Certa vez, quando eu dava aula de cinema em um colégio só de meninas em um estado do Sul dos EUA, um grupo de cristãos fundamentalistas montou um protesto contra mim na porta da instituição. Eles seguraram cartazes que diziam coisas do tipo: ‘Projetam nossa comunidade!’, ou ‘Lesbianismo não é normal!’. Também ligaram para o colégio e exigiram que eu fosse mandada de volta para a Alemanha, porque temiam que eu fosse uma má influência para as estudantes”, contou.
Além da mostra de filmes, o CCBB do Rio realiza no dia 6 de março o debate “Identidades e lutas sociais em imagens: o cinema de Monika Treut”, com as presenças da própria cineasta e de Malu de Martino e Roberto Berliner. No dia 13, Monika Treut, Suzy Capó (diretora do Festival Mix Brasil) e mais um nome a confirmar fazem o mesmo debate na capital paulista.
Serviço:
Guerreira das Imagens: Monika Treut
CCBB Rio de Janeiro: 2 a 14 de março, terça a domingo
CCBB São Paulo: 10 a 21 de março
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Data: De 10 a 21 de março
Local: Cinema 1 | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada)
Para as exibições em DVD e Beta: Entrada Franca – mediante retirada de senha
Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 10h às 21h | Tel: (21) 3808-2007
Classificação indicativa: De acordo com o filme
Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 122 – centro
Tel: (11) 3113-3651
Mais informações: www.bb.com.br/cultura