in

Mostra de cinema tem filmes sobre a AIDS e indica formas de prevenção

Com o objetivo de informar e educar, começa hoje na cidade do Rio de Janeiro o I Cinema Mostra Aids, no Centro Cultural da Justiça Federal. A mostra é uma iniciativa do Grupo Pela Vidda/SP levada ao Rio pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e vai até o dia (21/09).

Durante os quatro dias, estarão em cartaz 27 filmes nacionais e internacionais relacionados à epidemia de AIDS. Em pararelo a este projeto, acontece também a I Mostra de Filmes Publicitários e AIDS, com uma seleção de campanhas de prevenção ao HIV realizadas em todo o mundo. Ao todo, serão exibidos 71 filmes de 20 países além de debates com especialistas.

Destaque para o longa ‘Tudo Contra Leo’, do diretor francês Christophe Honoré (Em Paris – 2006 e Canções de Amor – 2007), que conta a história de um jovem de 21 anos gay que diz a seus pais que seu teste de HIV deu positivo, a trama se desenrola através do olhar de um de seus irmãos que tem apenas 12 anos. 

Atente também para ‘Borboletas da Vida’ (2004), de Vagner Almeida, que desvenda a difícil realidade de jovens gays que vivem na periferia de grandes cidades. ‘Homens ‘(1993), de Alfredo Alves,  mostra através de depoimentos de três homens questões relativas a vivência da homossexualidade masculina como amor e sexo, casamento e discriminação.

O longa ‘O Presente’ (The Gift – 2002) do diretor norte-americano Louise Hogarth é o mais polêmico, por retratar os Bug Chasers – parceiros que querem voluntariamente ser infectados pelo vírus – e os gift givers (soropositivos e "doadores") em potencial que marcam encontro, em geral por sites especializados, nas chamadas festas de conversão para consumar a transmissão do vírus HIV.

Os ingressos para as sessões custam apenas 1 real. A programação completa você encontra no site da ABIA.

Serviço:
Centro Cultural Justiça Federal
Endereço:Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro/RJ.
Tel. (21) 3261-2550
Aberto de terça a domingo, das 12h às 19h.

Festival do Rio

“Casamento entre homens não é normal”, diz Paulo Maluf em sabatina da Folha