Na última segunda-feira (09/02), o casal gay Ronney Argolo e Leonardo Melo foram convidados a se retirarem do shopping Iguatemi, na cidade de Salvador, Bahia. Após trocarem beijos e carícias, o segurança disse aos dois que tal ato constrangia as famílias presentes no local. Ofendidos com a postura do shopping, o casal registrou queixa na 16ª Circunscrição Policial, que fica no bairro da Pituba.
Com cartazes e gritando palavras de ordem, manifestantes foram ao referido shopping na sexta-feira (13/02) protestar contra a censura que sofreu o casal e realizar um beijaço. A manifestação baiana foi nos mesmos moldes do ato que ocorreu na USP no dia 31 de outubro de 2008, quando dois alunos gays foram expulsos de uma festa após trocarem beijos entre si.
Em reportagem do UOL, Marcelo Cerqueira do GGB (Grupo Gay da Bahia) disse que a ideia deles é "tornar cada vez mais públicos casos como esses", justificando o protesto para que "situações como essas não se repitam mais no Brasil", enfatizou o ativista.
A respeito da manifestação, o Shopping Iguatemi, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que o protesto "ocorreu de foram pacífica". Sobre a expulsão do casal, a gerência nega e diz conhecer a Lei Municipal que combate a discriminação. Porém,"reserva-se o direito a tomar como referência também as regras de urbanidade, que buscam evitar excessos e constrangimentos de toda ordem, sem as quais a sociedade não sobreviveria em harmonia".
*Fotos reprodução UOL