Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Museu holandês recusa expor obra com profeta Maomé gay

O trabalho da artista iraniana Sooreh Hera teve sua exposição recusada por um museu da Holanda porque mostra o profeta Maomé e seu genro Ali com se estes formassem um casal homossexual.

Segundo a artista plástica, a idéia era criticar o que considera hipocrisia na religião mulçumana, mas o Gemeentemuseum recusou-se a dar espaço a iraniana. O museu justificou que as obras "poderiam aborrecer certos sectores da população" e "um centro de arte não é um fórum político".

"Condena-se a homossexualidade, mas em países como o Irã e a Arábia Saudita é normal que os homens casados mantenham relações com outros homens", alegou Sooreh.

O título do seu trabalho, Adão e Evaldo, já é, por si só, provocativo. A artista vive há sete anos na Holanda, onde freqüenta a Academia de Belas Artes de Haia. Para a exposição, ela tinha incluído dois iranianos entre os seus modelos que não queriam ser reconhecidos com medo de possíveis represálias. Então, Sooreh Hera optou por colocar-lhes máscaras com os rostos de Maomé e Ali.

Sair da versão mobile