Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Musical transexual, “Hedwig” estreia em SP com ator global

Estreia nesta sexta-feira (26) em São Paulo o espetáculo "Hedwig e o Centímetro Enfurecido". Trata-se de um musical bizarro sobre um rapaz transexual que faz uma cirurgia de mudança de sexo, mas acaba ficando com um "pedaço" de seu órgão sexual masculino – daí o título.

A história foi criada por John Cameron Mitchell, norte-americano que montou, dirigiu e estrelou a montagem no circuito off-Broadway em 1998. Em 2001, ele levou o projeto aos cinemas, dirigindo e novamente estrelando o filme "Hedwig and the Angry Inch" – no Brasil, foi traduzido como "Hedwig e a Polegada Nervosa".

A versão para os palcos brasileiros tem direção de Evandro Mesquita – ator, cantor, produtor e agitador cultural que marcou os anos 70, participando do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, e também os 80, liderando a banda Blitz. Atualmente Evandro está no elenco fixo da sitcom global "A Grande Família".

Encarnando o personagem título da montagem, surgem dois atores: Pierre Baitelli e Felipe Carvalhido. Essa é a primeira vez em que a peça ganha esse aspecto – em todas as versões montadas pelo mundo, Hedwig é interpretada por um único ator.

Na montagem carioca, Pierre dividia o papel com Paulo Vilhena. Na versão paulista, Felipe – que já foi o Capitão Gancho no musical "Peter Pan", estrelado por Leonardo Miggiorin – substitui Vilhena. Pierre Baitelli também é habitué de montagens musicais. Estrelou "O Despertar da Primavera", da dupla Charles Moeller e Cláudio Botelho, onde foi o protagonista Melchior. Na TV Globo, ele foi o "gay malvado" Carlo nas séries "Cinquentinha" e "Lara com Z". E no cinema, protagonizou uma cena inesquecível: um nu frontal em "Como Esquecer".

A protagonista Hedwig é uma furiosa cantora de uma banda punk rock, que vive reclamando o fato de ter sido traída pelo namoradinho – este vira um popstar e, segundo ela, rouba as composições de Hedwig.

A peça recebeu duas indicações ao 23º Prêmio Shell: Melhor Ator para Pierre Baitelli e Melhor Direção Musical para Danilo Timm e Evandro Mesquita.

Serviço:
Hedwig e o Centímetro Enfurecido
De 26 de agosto a 16 de outubro
Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação / SP
Sextas 21h30 / Sábados 21h / Domingos 18h
R$ 60

Sair da versão mobile