Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

“Mutirão ‘Ocupa CPDD’ em Salvador: Como a Comunidade LGBTQIA+ Busca Acesso a Serviços e Direitos”

"Mutirão 'Ocupa CPDD' em Salvador: Como a Comunidade LGBTQIA+ Busca Acesso a Serviços e Direitos"

"Mutirão 'Ocupa CPDD' em Salvador: Como a Comunidade LGBTQIA+ Busca Acesso a Serviços e Direitos"

O Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD/LGBT) de Salvador realizará um importante mutirão de serviços voltado para a população LGBTQIA+, nesta quinta-feira, 23 de janeiro de 2025. O evento, intitulado ‘Ocupa CPDD’, ocorrerá das 10h às 17h no Casarão da Diversidade, localizado na Rua do Tijolo, no Pelourinho. Durante o mutirão, os participantes poderão acessar uma variedade de serviços, incluindo acolhimento psicossocial, encaminhamentos para benefícios sociais, orientação pedagógica para o Enem e ENCEJA, bem como a retificação de prenome e gênero.

Além dos serviços, a programação contará com apresentações culturais e a participação do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa Bahia), que colabora com a ação ao lado da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). O evento busca não apenas atender às necessidades da comunidade, mas também proporcionar um espaço de acolhimento e celebração da diversidade.

Keila Simpson, coordenadora Geral do CPDD/LGBT e diretora da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), destaca que o Casarão da Diversidade deve ser um espaço ocupado pela comunidade LGBTQIA+ durante todo o ano. “Nosso objetivo é oferecer ao nosso público uma experiência positiva, que vá além da resolução das demandas oriundas de violência, estimulando uma participação ativa e orgânica em todas as atividades da nossa programação”, afirma.

O CPDD/LGBT, que funciona no Casarão da Diversidade, oferece atendimento multidisciplinar com serviços sociojurídicos, pedagógicos, psicossociais e da assistência social. A instituição tem um compromisso firme com a preservação e reparação dos direitos da comunidade LGBTQIA+, promovendo ainda capacitação de agentes públicos e articulação com formuladores e executores de políticas voltadas para a promoção de direitos e enfrentamento das violências LGBTfóbicas.

Instalado em 2018 pelo Governo do Estado da Bahia, o CPDD/LGBT concentra diversos serviços de atendimento, acompanhamento e promoção da igualdade para o segmento, além de cursos preparatórios para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para pessoas trans. Através dessas iniciativas, o centro busca fomentar a inclusão de indivíduos LGBTQIA+ nas universidades e cursos profissionalizantes, apoiando também empreendimentos desse grupo.

O evento ‘Ocupa CPDD’ é uma oportunidade valiosa para que a comunidade LGBTQIA+ de Salvador tenha acesso a serviços essenciais e participe de uma programação cultural rica, refletindo a diversidade e a resistência deste público.

Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes

Sair da versão mobile