in

Na disputa política, PT e PSDB se confundem

Nas duas ultimas semanas foram ao ar os programas políticos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido dos Trabalhadores (PT). Ambas as inserções já mostram qual será a tônica da disputa eleitoral no ano que vem. Mas, vale a pena fazer uma análise do discurso vendido.

No programa do PSDB o foco foi a realização do José Serra enquanto ministro da saúde no governo FHC. Por exemplo, a quebra de patentes dos remédios para o tratamento de HIV. Enquanto governador, falou a respeito do Rodoanael, “a maior obra viária do Brasil”.

Do lado do PT falou-se do Minha casa, Minha vida, do crescimento econômico, do Brasil ter quitado sua divida e emprestado dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI), da inserção dos jovens de classe C e D na faculdade e algo que antes era tratado como de “rico”. Em seu programa, o PT fez questão de digladiar o seu governo com os oito anos de FHC.

O mais interessante é a troca de papéis na questão discursiva e ideológica.  O PSDB, que tem o seu colégio eleitoral muito forte na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), enquanto o PT tem o seu colégio forte no sindicalismo e nas zonas mais pobre… Os tucanos esconderam o seu discurso tecnicista e fizeram um programa voltado para as questões sociais.

Uma clara disputa eleitoral.

O PT falou em cima do forte crescimento econômico do país, fortalecimento da moeda e do aumento real do salário mínimo. A preocupação mor do PSDB é a saúde, mostraram o Serra conversando com “pacientes” de um hospital. Enfim, os tucanos escondem o discurso neo-liberal e adotam um discurso neo-socialista. Não falam da questão do estado mínimo e nem das privatizações. Fica ate parecendo um partido de centro esquerda…

Outro detalhe interessante é que o Fernando Henrique Cardo não aparece na campanha política do PSDB. Será que irão escondê-lo nas eleições?

Já o PT apresenta Dilma Roussef ao eleitorado. Cola a sua imagem na de Lula e a coloca como a grande responsável pelos êxitos do governo federal.

Uma coisa ficou clara: o PT, nas próximas eleições, vai para cima dos Tucanos e chamá-los a comparação. Os tucanos tentarão dialogar com as camadas mais pobres, que em sua maioria se identificam com Lula e PT.

Na propaganda eleitoral PT e PSDB parecem que são iguais, mas não são.

Psicólogo Pedrosa Responde: Sou gay e quero constituir família. O que faço?

Chile pode derrubar lei que proíbe sexo gay entre adolescentes e adultos