O esporte ganha mais uma visibilidade LGBT: o nadador norte-americano Tom Luchsinger, que afirmou ser homossexual em um artigo para o site gay OutSports, divulgado no último domingo (14).
O atleta declarou que demorou um bom tempo para aceitar de fato a sexualidade e que tentava reprimir os sentimentos por meio do esporte.
+ Veja primeiras fotos do casal formado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg
"Desde sempre eu lembro que tentava esconder que eu era por meio de medalhas e conquistas. Eu tentei reprimir a minha sexualidade. Eu tentei lavá-la. Nada deu certo. Após anos de estresse, ódio e nojo de mim mesmo, eu aceitei quem eu sou. Eu tenho orgulho de ser um homem gay vivendo a vida da melhor maneira que eu conheço".
Tom declarou que começou a reavaliar se deveria revelar a homossexualidade depois de perder o título de campeão nacional em junho deste ano. Até então, ele vivia uma "vida dupla" e fingia ser heterossexual.
+ O charme e a perfeição do paraguaio Javier Castillo
"Sempre que postava qualquer coisa no Twitter, Instagram ou Facebook, eu tinha de ler 10, 15, 20 vezez para ter certeza de que ninguém faria suposições sobre minha sexualidade. Sempre que era entrevistado eu assistia aos vídeos diversas vezes para ter certeza de que eu parecia masculino. Eu aparentava ser confiante na frente da mídia, dos treinadores, meus pais e colegas de equipe, mas totalmente inadequado, inútil e inseguro quando estava sozinho".
E o que mudou após a auto-aceitação? "Eu descobri qualidades, tanto físicas quando emocionais, que eu gosto em mim mesmo, ainda que isso seja um processo longo e que ainda não terminou. O número de dias bons que eu tenho superam de longe os ruins. Eu continuo sendo a mesma pessoa que sempre fui, só que agora sou muito melhor nisso."