Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

“Namur se prepara para as Fiertés 2025: um olhar sobre a luta e celebração da comunidade LGBTQIA+”

"Namur se prepara para as Fiertés 2025: um olhar sobre a luta e celebração da comunidade LGBTQIA+"

"Namur se prepara para as Fiertés 2025: um olhar sobre a luta e celebração da comunidade LGBTQIA+"

Namur vai sediar as Fiertés 2025, uma celebração que promete ser tanto militante quanto festiva, com o objetivo de quebrar estereótipos e promover a visibilidade da comunidade LGBTQIA+. O evento ocorrerá nos dias 23 e 24 de maio e contará com uma programação diversificada, começando na sexta-feira às 19h30 na Praça Maurice Servais, com um espetáculo transformista vibrante que terá como destaque a Miss Travestie Bélgica 2024, Dina Price.

O tema deste ano, “Ceci n’est pas qu’une Pride…” (Isto não é apenas uma Pride…), reflete o desejo dos organizadores de ir além da festa, enfatizando a importância da sensibilização e reivindicação de direitos. No sábado, a 2ª Marcha das Fiertés de Namur começará às 13h, partindo da mesma praça, e percorrerá as ruas do centro da cidade, culminando em uma entrega simbólica de demandas à Prefeitura. Este desfile será um momento de celebração e luta pela igualdade de direitos, com música e alegria contagiantes.

Além da marcha, um village associativo será montado com tendas sob uma grande bandeira do arco-íris, reunindo diversas associações que atuarão em quatro áreas principais: sexualidade e afetividade, identidade e expressão de gênero, saúde e prevenção, e direitos LGBTQIA+. Os visitantes poderão se informar, participar de atividades interativas e dialogar num ambiente acolhedor e respeitoso.

A festa continuará ao longo do dia com shows, incluindo uma apresentação da marraine do evento, LaDiva Live, e outros artistas que prometem animar a noite. O evento, que é gratuito e acessível a todos, proporcionará também opções de alimentação e bebidas, em parceria com estabelecimentos locais.

As Fiertés namuroises, organizadas pela associação Les Fiertés namuroises, surgem como uma continuidade do trabalho do Centro Gay e Lésbico de Namur, agora conhecido como Maison Arc-en-Ciel. Desde sua fundação em 2010, a associação tem se dedicado a promover eventos que não apenas comemoram a diversidade, mas que também denunciam a violência e discriminação ainda enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+.

“É um combate necessário para desmistificar preconceitos, quebrar estereótipos e fazer a sociedade evoluir”, destacam os organizadores. As Fiertés namuroises buscam ser um espaço seguro e inclusivo, onde todas as identidades possam ser celebradas, e a igualdade, liberdade e dignidade sejam reivindicadas para todos.

Que tal um namorado ou um encontro quente?

Sair da versão mobile