Um país pobre com um rei rico e metade da população vivendo com HIV; a Rê Bordosa; um escritor gay do movimento beat e uma travesti beijoqueira que vivia em Curitiba na década de 70. A princípio os ingredientes dessa salada eclética não tem nada a ver um com o outro, é verdade. Mas têm. Esta histórias fazem parte do "É Tudo Verdade", festival internacional de documentários que começa amanhã (25/03) em São Paulo e quinta-feira (27/03) no Rio de Janeiro.
O curta “Beijo na Boca Maldita”, que concorre na competição brasileira, conta a história de Gilda, uma travesti que vivia na Boca Maldita, região boêmia de Curitiba, na década de 70. Ao longo de seus 15 minutos, o filme de 2007 dirigido por Yanko Del Pino conta a história da trans que distribuía seus gracejos e cobrava dinheiro dos passantes para poupá-los de seus beijos.
Outro destaque do festival é o longa “Palavras de Conselho – Na Estrada com William S. Burroughs” que mostra novas história do escritor beat norte-americano e também homossexual, William S. Burroughs, grande amigo do escritor-lenda Jack Kerouac. As imagens do filme registram uma visita feita por William à Dinamarca, em outubro de 1983.
“Dossiê Rê Bordosa” é outro curta da competição brasileira. O documentário em animação stop-motion investiga as razões por trás da decisão do cartunista Angeli de matar uma de suas mais famosas criações, a diva underground Rê Bordosa.
O festival traz ainda o filme “Depois do Rei”, dirigido por Michael Skolnik. O documentário mostra os contrastes do reino da Suazilândia, última monarquia da África. Enquanto o rei Mswati leva uma vida de riqueza com suas esposas, mais de um milhão de seus habitantes vivem com uma renda menor que um dólar por dia. Não bastasse, 42% dos habitantes são HIV positivos, é o país com o maior índice mundial de contaminação.
No Rio e em São Paulo o festival segue até o dia 06 de abril e depois viaja para Brasília, Recife, Caxias e Bauru. Para mais detalhes sobre salas de exibição e programação acesse o site do É Tudo Verdade, clicando aqui.
Abaixo, confira o trailer de Beijo na Boca Maldita.