Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

No Dia do Rock, saiba 10 curiosidades de artistas LGBT que marcaram o gênero

Comemora-se nesta segunda-feira (13) o Dia Mundial do Rock. A data surgiu depois de um evento beneficente dos anos 80, o Live Aid 1985, na Inglaterra e nos Estados Unidos.

+ Coca-Cola lança campanha fofa e pró-LGBT

O gênero musical surgiu nos anos 50 e tinha o som das minorias. Começou entre os que viviam nos subúrbios dos EUA e logo se espalhou pelo mundo.

Não é por acaso que Elvis Presley – o Rei do Rock – chocou a sociedade ao rebolar em suas músicas e diversas vezes ter sido censurado. E nem que Freddie Mercury, ícone do grupo Queen, surpreendeu os fãs machões ao revelar-se LGBT.

+ Saiba quais são as melhores empresas de tecnologia que contratam LGBT

Para comemorar a data, o A CAPA selecionou 10 curiosidades de artistas LGBT que arrasaram no rock. Confira:

1- Freedie Mercury só revelou bissexualidade um dia antes da morte
Apesar de ser algo que muita gente já sabia e de embalar hits gays como "I Want To Brake Free", Freddie só revelou a bissexualidade um dia antes de sua morte, em 24 de novembro de 1991. No momento, ele estava com o cabeleireiro Jim Hutton, com quem se relacionou por seis anos.

2- Cazuza confundiu andorinha com beija-flor
A música Codinome Beija-Flor foi escrita quando Cazuza estava deitado em uma maca de hospital. Ele revelou posteriormente que confundiu uma andorinha com um beija-flor e que até tentou mudar o nome, mas a confusão deu certo e a música foi um sucesso. Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes.

3- Cássia Eller já cantou ópera e tocou surdo
A artista se destacou no rock, mas já fez de tudo um pouco no decorrer da trajetória. Já cantou ópera, tocou surdo em grupo de samba e também fez parte do primeiro trio-elétrico de Brasília, o Massa Real. Outra curiosidade é que a música Malandragem, escrita por Cazuza e Frejat, foi oferecida inicialmente para Ângela Rô Rô, que dispensou. Foi um dos maiores sucessos de Cássia.

4- David Bowie e o caso com Mick Jagger
Rola os rumores no mundo do rock que David Bowie e Mick Jagger tiveram um romance explosivo. Quem confirmou foi a ex-esposa de Bowie, Angela Barnett, que declarou no livro Backstage Passes (1993) que flagrou os dois dormindo juntinhos.

5- Travesti abalou o rock dos anos 80
Claudia Wonder (1955- 2010) era a travesti que arrasava como vocalista de duas bandas de rock nos anos 80: Jardim das Delícias e Truque Sujo. Em uma das performances sobre o boom da aids, ela se jogou nua em uma banheira de groselha no subsolo do clube Madame Satã. Quem presenciou, ficava apavorado e encantado.

6- Frase "misteriosa" nos CDs do Legião
Os fãs já sabem, mas trata-se de uma curiosidade para os desavisados. A frase "Urbana Legio Ommia vincit" (Legião Urbana a tudo vence, em latim) foi uma adaptação feita por Renato Russo da frase "Romana Legio Omnia vincit" (Legião romana a tudo vence). Vale lembrar que foi com a música "Meninos e Meninas" que ele revelou a bissexualidade.

7- Lou Reed passou por "cura gay" – e não deu certo, claro!
Dentro de uma família tradicional judia, o ícone do punk rock chegou a a passar aos 17 anos por uma terapia para mudar a orientação sexual. O doloroso tratamento teve até choque, mas nada mudou a sexualidade do artista. Por sorte, o trauma não prejudicou a sua obra incrível.

8- Jello Biafra já se candidatou a prefeitura de São Francisco
O punk era um ativista político e gay tão ousado que chegou a se candidatar à prefeitura de São Francisco. Ele não ganhou, mas o quarto lugar mostrou que poderia ter alguma chance futura. Ex-vocalista da banda Dead Kennedys, ele tem atualmente 57 anos é dono de uma gravadora independente, a Alternativa Tentacles.

9- Rob Halford influenciou machões com roupa fetichista
O vocalista da banda Judas Priest ainda não era assumidamente gay quando começou a usar roupas sadomasoquistas nos shows. Acabou que influenciou um monte de machão hétero e homofóbico a copiar o figurino – que ele também usava para ir às baladas gays da época. Um bafo! 

10- Elton John era best friend de John Lennon
A amizade entre dois era tão forte que em 1982 o Beatles pediu para que Elton fosse padrinho do seu filho, Sean. Para a ocasião, o cantor escreveu a música Empty Garden. Rola boatos que depois que John foi assassinado, Elton adquiriu uma crise do pânico e que, nas visitas a outros países, ele pede para ter um elevador exclusivo e vários andares disponíveis.

Sair da versão mobile