Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Norte-americano teria se livrado do vírus HIV após tratamento com células-tronco

O norte-americano Timothy Ray Brown (foto), conhecido como o "Paciente de Berlim", teria se livrado do vírus HIV após tratamento com células-tronco em 2007.

De acordo com o site "The Huffington Post", os médicos de Brown consideraram que ele foi "curado". "Nossos resultados sugerem fortemente que a cura do HIV foi alcançada neste paciente", escreveram os médicos em artigo publicado na revista científica "Blood", da Sociedade Americana de Hematologia.

No entanto, admitem os cientistas, os resultados são preliminares. Segundo eles, é necessário repetir o trabalho muitas vezes ainda para que se tenha conclusões mais concretas. Também é preciso testar o transplante de medula com células-tronco, ainda muito arriscado, em voluntários.

Brown tem 44 anos e ainda não havia desenvolvido a Aids. Em 2007, após descobrir que estava com leucemia, recebeu as células-tronco, retiradas da medula óssea de um doador.

A grande diferença, nesse caso, é que o doador das células que Brown recebeu no transplante tinha uma mutação: não produzia a proteína CCR5, fundamental para a multiplicação do vírus HIV.

"’Cura’ é uma palavra muito forte. Mas o caso é muito animador", disse o Dr. David Scadden, co-diretor do Instituto de Células-tronco da Universidade de Harvard. "Por todas as indicações, não houve nenhum vírus residual no corpo do paciente. É uma grande descoberta."

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 35 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras do vírus HIV.

Sair da versão mobile