O Núcleo de Gênero e Sexualidade (Nugs) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) acaba de lançar a cartilha “Basta! Nugs contra a LGBTQIA+fobia”. Esta publicação é um importante recurso que busca conceituar e discutir as diversas formas de violência enfrentadas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, homens e mulheres trans, pessoas transmasculinas, não binárias e outras dissidências sexuais e de gênero. Além de informar sobre esses temas, a cartilha também orienta as vítimas sobre como denunciar esses atos de violência.
Dados alarmantes do Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil revelam que, em 2023, uma pessoa LGBT+ foi assassinada a cada 38 horas no país. A LGBTQIA+fobia é definida como qualquer conduta hostil em relação à identidade de gênero ou orientação sexual de um indivíduo, que pode resultar em danos morais, patrimoniais, ou até mesmo em lesões físicas, psicológicas e morte.
A cartilha “Basta! Nugs contra a LGBTQIA+fobia” é um passo significativo no combate a essa realidade brutal, fornecendo informações essenciais e caminhos para a denúncia. A conscientização e o empoderamento da comunidade LGBT são fundamentais para a criação de um ambiente mais seguro e respeitoso. Para acessar a cartilha, basta clicar no link disponibilizado pelo Nugs do IFSP.