Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Nova Zelândia legaliza o casamento gay; país é o 13º do mundo a adotar medida

A Nova Zelândia legalizou nesta quarta (17) o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Numa decisão histórica, o parlamento aprovou o projeto de lei por 77 votos a favor e 44 contra.

Dessa maneira, o país se torna o primeiro da região Ásia-Pacífico que aprova a medida, e o 13º do mundo.

A lei do casamento gay, defendida pelo primeiro-ministro de centro-direita John Key, foi apresentada por Louisa Wall, deputada homossexual do Partido Trabalhista, da oposição.

"A lei considerava os neo-zelandeses homossexuais como seres inferiores em relação aos outros cidadãos. Este texto permite garantir que o Estado não discrimine nenhuma categoria da população em função da orientação sexual", disse a deputada à agência de notícias francesa AFP.

O texto teve uma forte oposição da Igreja Católica e de grupos conservadores, como o Family First (Primeiro a Família), que acusou os responsáveis políticos de minarem a instituição tradicional do casamento sob pressão dos militantes homossexuais.

No entanto, a lei deixa claro que as Igrejas podem se recusar a presidir casamentos homossexuais, se considerar que fazê-lo entra em conflito com as suas crenças.

13 países do mundo já aprovam o casamento gay
Em 1989, a Dinamarca foi o primeiro país a autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Completam o time de países que legalizaram o casamento gay: Suécia, Noruega, Islândia, Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Argentina, Canadá, África do Sul e Uruguai, que aprovou a lei na semana passada.

A Austrália, vizinha da Nova Zelândia, rejeitou o casamento gay em setembro de 2012.  A proposta segue em discussão nos parlamentos da França e dos Estados Unidos.

Na Nova Zelândia o casamento entre pessoas do mesmo sexo deve entrar em vigor a partir de agosto. Vale lembrar que até 1986 a homossexualidade era penalizada no país.

Sair da versão mobile