in

Novas pesquisas desmentem teoria de que epidemia da Aids tenha começado com gay

Cientistas parecem ter finalmente descoberto onde e quando o vírus do HIV começou a se propagar pelo mundo e virar uma epidemia em escala mundial. As novas descobertas apontam ainda que a teoria de que um gay canadense teria sido o "paciente zero" está errada.

Já se sabia que o HIV teve origem na África Central nos anos 1930, tendo como origem o chimpanzé, fonte de alimentação das populações locais, e depois de meio século se alastrou pelo mundo e o elo que faltava entre os dois continentes é o Haiti.

O país mais pobre do continente americano serviu de ponte para a passagem do vírus da Aids para os EUA, onde sempre houve uma longa tradição de imigração. Esta é a teoria defendida por Michael Worobey, professor de Biologia, na Universidade do Arizona. De acordo com o cientista, teria sido um imigrante haitiano que levou a doença para os Estados Unidos por volta de 1969.

A nova teoria vai de encontro à outra, que defende a hipótese de o "paciente zero" ter sido um homossexual do Canadá, já que os primeiros casos de contaminação foram registrados entre a comunidade GLS de Los Angeles, EUA.

Os estudos pretendem estabelecer ainda os laços de contágio até o Haiti.

37 homens são presos em festa gay na Malásia

Encontro entre jogador Richarlyson e cartola do Palmeiras no tribunal será hoje