Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Novembro Azul – Preconceito ainda é o maior motivo que faz homens não procurarem um médico

Sério Brasil?!

+Close e Beleza – Confira o ensaio de nu artístico do modelo Noah Volpi

Maioria dos homens não realizam exames preventivos para câncer de próstata

Com base no movimento Novembro Azul, levantamento com quatro mil brasileiros e aponta: muitos homens ainda têm preconceito em procurar um médico para realizar os exames de prevenção.
 
Criado na Austrália, em 2003, o movimento Novembro Azul atualmente é celebrado em algumas partes do mundo, onde se tornou um símbolo da luta contra algumas doenças masculinas com foco maior no câncer de próstata.
 
O objetivo da ação é estimular e promover uma conscientização da sociedade sobre a doença, já que só no Brasil este tipo de câncer é a segunda maior causa de morte entre os homens. Além disso, os números mostram que em 2015 68 mil brasileiros receberam o diagnótico de câncer de próstata. (Fonte: Hospital do A.C Camargo). 

+Os gays não perdoam – "Virei fetiche dos gays", diz Thammy Miranda após transição de gênero

 

Embora O câncer de próstata não possa ser prevenido, existe 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente.

É por isso que realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.

O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata.

O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.

Sabe-se que uma mudança no estilo de vida é crucial para aumentar a sobrevida, incluindo uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas no dia a dia.

Para obter mais informações sobre diagnótico, sintomas, fatores de risco e outros, acesse: http://www.novembroazul.com.br/

Sair da versão mobile