Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Novo festival de cinema gay estreia hoje em São José do Rio Preto

E continua fervilhante o cenário de festivais de cinema LGBT no Brasil. Depois da hegemonia do Festival Mix Brasil – que começou em 1993 e reinou solitário durante 13 anos -, nos últimos 4 anos tem surgido novas opções.

Em 2007, nasceu o For Rainbow, em Fortaleza, que em 2011 fará sua 5ª edição. Em 2010, veio o Close, de Porto Alegre. E em 2011, dois novos projetos vieram à luz: o Rio Gay Festival, que acaba de acontecer na capital carioca, e a Interiores.

Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual acontece em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, entre 28 e 31 de julho, de quinta a domingo. O projeto nasceu como uma ação oriunda do GADA – Grupo de Amparo ao Doente de Aids -, que realiza estratégias de prevenção e combate à homofobia.

A Mostra abre na noite de quinta com o longa "Como Esquecer", estrelado por Ana Paula Arósio. Outras longas que fazem parte da Mostra são o peruano "Contracorrente" e o sueco "Patrik 1.5".

O grande foco está nos curtas-metragens. São 4 programas, totalizando 20 curtas, reunindo um apanhado do melhor que foi realizado dentro dessa temática nos últimos 5 anos.

Assim, serão exibidos filmes como os documentários "Bailão" (2009, de Marcelo Caetano) e "Amanda e Monick" (2008, de André da Costa), os lésbicos "Páginas de Menina" (2008, de Mônica Palazzo) e "Um Par a Outro" (2009, de Cecília Engels), os hilários "Depois do Almoço" (2009, de Rodrigo Diaz Diaz) e "O Bolo" (2010, de Robert Guimarães), e os moderninhos "Fumaça em Formatos Bizarros" (2009, de Lufe Steffen) e "Suspeito" (2009, foto, de Eduardo Mattos).

Também há espaço para "O Amor do Palhaço" (2005, de Armando Praça, com Luís Miranda) e para o multipremiado, elogiado e aplaudido "Eu Não Quero Voltar Sozinho" (2010, de Daniel Ribeiro ) – recentemente proibido em episódio absurdo ocorrido no Acre.

Quem estiver passando por São José do Rio Preto por esses dias, vale a pena conferir. A programação completa está no site da Mostra.

Sair da versão mobile