in

Novo grupo de apoio para lésbicas em São Paulo

Acolher as lésbicas e mulheres bissexuais, trocar experiências, discutir seus problemas específicos. Com esse enfoque, o Centro de Referência da Diversidade da Prefeitura de São Paulo inicia no próximo sábado, dia 14 de fevereiro, uma série de encontros para as lésbicas e mulheres bissexuais em sua sede, na rua Major Sertório, 292.

O Centro de Referência da Diversidade foi fundado em março de 2008 e é administrado pelo Grupo Pela Vidda/SP, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, e é mantido com recursos da União Européia. O objetivo do CRD é desenvolver ações que possibilitem a garantia da inclusão social e geração de renda. É um espaço destinado a atender homens e mulheres, profissionais do sexo; gays e lésbicas; travestis; transexuais e portadores de HIV/Aids em situação de vulnerabilidade e risco social.

As reuniões ocorrerão sempre no segundo sábado de cada mês, das 15h às 17h. Segundo Irina Bacci, coordenadora do CRD, as próprias freqüentadoras que decidirão a dinâmica de cada encontro, que poderá ter exibição de filmes, oficinas ou rodas de conversa. Também será o grupo que decidirá os temas a serem debatidos. O grupo é exclusivo para participação das lésbicas e mulheres bissexuais.

“Propiciar um espaço como esse para as lésbicas e mulheres bissexuais é extremamente importante”, diz Irina. “À medida que nos percebemos lésbicas ou bissexuais, muitas coisas despertam dentro de nós e poder trocar experiências com outras mulheres que passam ou passaram pelas mesmas situações ajuda muito a encontrar caminhos, soluções para situações que podem, momentaneamente, parecer desesperadora, como: contar aos pais, a família ou aos filhos, sair ou não do armário, contar para amigos ou colegas de trabalho, vivenciar a lesbianidade sem culpa ou grilos, enfim tantas situações que passamos”.

Esta é a primeira vez que o CRD se aproxima da população de lésbicas e mulheres bissexuais. “A partir desta ação, planejaremos quais outras serão importantes para elas”, afirma Irina.

Mais informações: Centro de Referência da Diversidade (rua Major Sertório, 292, Vila Buarque, São Paulo – SP – Telefone: 11 3151.5786).

Festival de Berlim

Flamenguistas querem levar travestis a jogo do Corinthians para sacanear Ronaldo