in

O Dito e o Não Dito

Opa! Tivemos um feriadinho aí de Carnaval e nem vim aqui abrir a porta pra vocês né? Mas tranquilo, quarta feira de cinzas, tudo volta ao normal.

Pretendia escrever neste recesso e, de fato, acabei escrevendo. Tá certo que foi só na terça feira, mas rendeu bem. Fiquei rolando a história na cabeça todos os dias, mas faltou animo na hora de concretizar. Algumas vezes é mais fácil ficar lendo, principalmente se estamos meio com preguiça. Ler é bem passivo, enquanto escrever requer esforço de atividade. Hmmm, é meio dúbio falar em ativos e passivos quando sou eu que falo, mas acho que todo mundo entendeu.

Neste momento da saga dos nossos heróis Ramon e Denilson, tem uma coisa interessante acontecendo, que está me deixando muito feliz. Pelos comentários recebidos percebo  que os leitores estão conseguindo ler nas entrelinhas. Considero isso o máximo para um escritor. Acho que, quando através do que dizemos, conseguimos fazer o leitor compreender aquilo que não dissemos, atingimos a eficiência desejada em um texto. Explicando com exemplo bem básico: Quando o espectador percebe a passagem do tempo, sem que ela precise ser explicitada em "uma semana depois", "passado um ano", etc, a narrativa foi eficiente. Digo aqui espectadores porque acho interessante que isso aconteça em qualquer veículo, e não somente na literatura.

Bem, no caso específico das postagens atuais lá nas comunidades-laboratório, esta percepção se dá em torno do perfil dos personagens. Melhor que descrever, é fazer entender, via acontecimentos. Muito legal também é unir as duas coisas: O exemplo de temporalidade que acabei de dar, com a evolução das pessoas envolvidas. Claro, ninguém permanece exatamente igual no decorrer do tempo. Enquanto algumas características podem perder importância, outras vão se potencializar. Bacana demais ver que a narrativa funciona e que essa percepção se dá sem a necessidade de explicações didáticas.

Olha, pra quem está boiando no assunto, recomendo novamente uma ida às comunidades do Orkut para acompanhar a história. Este blog aqui é pra isso mesmo, contar os bastidores deste escritor na criação do seu novo livro. Seguir a historia é pré-requisito. Olha aí os links:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=15061107&tid=5556416018738378076

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=80608697&tid=5556410821827949916

Beijão!

Bruna Surfistinha: o mito é maior que o filme

Desejos dourados