Por volta das 15h30 iniciaram os discursos de abertura no carro oficial da Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro. O primeiro a falar foi o antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott. Em sua fala Mott parabenizou o povo carioca por ter derrotado "o nosso maior inimigo na luta contra a homofobia", o senador Marcelo Crivella, que se candidatou à prefeitura da cidade e não foi ao segundo turno.
Em seguida foi a vez de Fernanda Benvenutty das ASTRAPA (Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba), que também enfatizou em sua fala a derrota de Crivella e fechou gritando que o "o Rio é gay". A travesti, que esteve ao lado do presidente Lula na abertura da I Conferência Nacional GLBT, pediu aos participantes que "corram para o computador na segunda-feira e votem pela criminalização da homofobia" – em referencia a votação eletrônica promovida pelo Arco Íris.
Às 16h foi à vez de Claudio Nascimento, do Grupo Arco Íris, falar e anunciar a chegada do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Antes de passar o microfone aos convidados, a trans Jane de Castro, cantou uma versão mais moderna do hino nacional.
Na seqüencia, o governador discursou. Disse que mais uma vez foi à parada do Rio para "reafirmar" seu "compromisso com a população LGBT do Rio". Cabral firmou orgulhar-se de ter aprovado a lei estadual que estende aos parceiros de funcionários hosmossexuais os benefícios de aposentadoria. Também lembrou do papel do Estado em relação a vida das pessoas. "O Estado não tem que se intrometer na opção sexual (sic) dos cidadãos, tem que garantir liberdade a todos".
Após a fala do governador fluminense, Claudio Nascimento entregou a Carlos Minc, o prêmio Arco Íris de Direitos Humanos, para que ele entregasse a homenagem ao presidente Lula. Ao receber o troféu, Minc disse que "este governo (Lula) foi o primeiro a transformar as medidas em prol dos LGBTs em políticas públicas ao promover o Brasil Sem Homofobia e a I Conferência Nacional GLBT". Fortemente aplaudido Cabral e Minc empunharam o prêmio em clara demonstração de sintonia a respeito das questões LGBT.
Assim começou oficialmente a 13ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro. Veja abaixo álbum de fotos da abertura da manifestação. E continue a ler as informações e bastidores da Parada no Blog da Redação, clicando aqui.