in

“O Estado tem o dever de garantir liberdade aos cidadãos”, diz governador Sergio Cabral

Por volta das 15h30 iniciaram os discursos de abertura no carro oficial da Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro. O primeiro a falar foi o antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott. Em sua fala Mott parabenizou o povo carioca por ter derrotado "o nosso maior inimigo na luta contra a homofobia", o senador Marcelo Crivella, que se candidatou à prefeitura da cidade e não foi ao segundo turno.

Em seguida foi a vez de Fernanda Benvenutty das ASTRAPA (Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba), que também enfatizou em sua fala a derrota de Crivella e fechou gritando que o "o Rio é gay". A travesti, que esteve ao lado do presidente Lula na abertura da I Conferência Nacional GLBT, pediu aos participantes que "corram para o computador na segunda-feira e votem pela criminalização da homofobia" – em referencia a votação eletrônica promovida pelo Arco Íris.

Às 16h foi à vez de Claudio Nascimento, do Grupo Arco Íris, falar e anunciar a chegada do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Antes de passar o microfone aos convidados, a trans Jane de Castro, cantou uma versão mais moderna do hino nacional.

Na seqüencia, o governador discursou. Disse que mais uma vez foi à parada do Rio para "reafirmar" seu "compromisso com a população LGBT do Rio". Cabral firmou orgulhar-se de ter aprovado a lei estadual que estende aos parceiros de funcionários hosmossexuais os benefícios de aposentadoria. Também lembrou do papel do Estado em relação a vida das pessoas. "O Estado não tem que se intrometer na opção sexual (sic) dos cidadãos, tem que garantir liberdade a todos".

Após a fala do governador fluminense, Claudio Nascimento entregou a Carlos Minc,  o prêmio Arco Íris de Direitos Humanos, para que ele entregasse a homenagem ao presidente Lula. Ao receber o troféu,  Minc disse que "este governo (Lula) foi o primeiro a transformar as medidas em prol dos LGBTs em políticas públicas ao promover o Brasil Sem Homofobia e a I Conferência Nacional GLBT".  Fortemente aplaudido Cabral e Minc empunharam o prêmio em clara demonstração de sintonia a respeito das questões LGBT.

Assim começou oficialmente a 13ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro. Veja abaixo álbum de fotos da abertura da manifestação. E continue a ler as informações e bastidores da Parada no Blog da Redação, clicando aqui.

Parada gay do Rio de Janeiro atrasa; Veja fotos da concentração

Parada carioca: veja fotos