(Sou mega feliz em uma boa pista)
O chefe deu uma cobrada publica em atualizar o blog. Não foi exatamente uma cobrança ou foi? Bom, seja lá o que pareceu para os outros, o que importa é que me despertou a vontade de escrever novamente neste espaço.
O Twitter tirou um pouco o foco de duas coisas que sempre gostei muito: MSN e Blog. Entre meus amigos fui o primeiro a usar as duas ferramentas, mas faz tanto tempo e outras tomaram seu lugar principalmente pelo imediatismo dos fatos. Tudo acontece, se torna relevante e cai no ostracismo em questão de minutos. Poucos.
Convenhamos, tudo isso é uma modinha passageira. Foi assim com o Orkut, MSN e o Twitter logo mais será orkutizado e quem não tem muita paciência para as redes sociais utilizadas pela massa vai começar a cair fora – eu entro no meu Orkut uma vez por mês, no máximo. Cansei, já foram 7 anos de utilização, está na hora de mudar.
Isso acontece porque alguém escreveu em algum blog que a rede social ou ferramenta de integração do momento é X e isso foi replicado, caiu na boca de alguém pop desse universo e pronto, fez-se o Facebook, o Twitter, o Instagram e vários outros.
Esse fenômeno, se é que podemos chamar assim, não acontece só na web, não é algo novo. Isso vem da história da humanidade, desde quando uma vizinha mais bem informada e popular falou para sua vó que o sabão em pó Y era melhor, foi assim quando falaram que usar Zoomp era bacana nos anos 90, assim como falam que AussieBum e Calvin Klein é hype e atual.
Na noite isso também acontece. Existem clubes que já fazem parte da história da cidade, da arquitetura e é uma de suas peças fundamentais, outros que são os da moda duram alguns poucos carnavais e desaparece entre as linhas dos jornalistas que possuem o poder de hypar esses lugares. É a mecânica do mercado, seja ele qual for o segmento.
Cada vez mais defendo a tese de que hype não é o que foi dito na última coluna daquela jornalista de moda baphonycah (diz que é hype escrever essa palavra assim agora). Não é o último lançamento publicado no editorial e nem a bandinha que falaram naquele blog super alternativo e antenado. Hype é aquilo que te faz bem, que diverte, que te veste bem e que te agrada.
Se até ontem eu não estava entrando no Orkut justamente porque orkutizaram (outro termo da moda, sinônimo de popularizaram) ele, esta semana vou entrar diariamente e possivelmente no próximo fim de semana vou a um lugar que não é moda, tudo isso porque me agradou, portanto, se tornou hype, pelo menos neste momento, pra mim.