in

Obama menciona gays em discurso de vitória

“A mudança chegou à América”. Foram essas algumas das palavras usadas pelo recém-eleito presidente dos EUA, Barack Obama, em seu discurso de vitória.

Obama reiterou seu posicionamento por unidade e ainda homenageou o adversário derrotado, o senador republicano John McCain. Em suas primeiras palavras à nação, o democrata fez referência direta à diversidade nos Estados Unidos – incluindo aí os homossexuais.

“Se alguém aí ainda dúvida de que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força de nossa democracia, esta noite é sua resposta”, disse Obama. “É a resposta dada pelas filas que se estenderam ao redor de escolas e igrejas em um número como esta nação jamais viu, pelas pessoas que esperaram três ou quatro horas, muitas delas pela primeira vez em suas vidas, porque achavam que desta vez tinha que ser diferente e que suas vozes poderiam fazer esta diferença”, continuou.

“É a resposta pronunciada por jovens e idosos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, indígenas, homossexuais, heterossexuais, incapacitados ou não-incapacitados. Americanos que transmitiram ao mundo a mensagem de que nunca fomos simplesmente um conjunto de indivíduos ou um conjunto de estados vermelhos e estados azuis.”

Proposta 8
Enquanto isso, a Proposta 8, projeto de lei que pode banir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, segue vencendo no referendo realizado na Califórnia. Até o momento, com 95,4% dos votos apurados, 52% (5.163.908 votos) dos eleitores votaram a favor da Proposta 8 e 48% (4.760.336 votos) desejaram manter o direito dos homossexuais de se casarem.

A Proposta 8 poderá anular os cerca de 18 mil casamentos homossexuais já realizados na Califórnia. Paralelamente, duas propostas similares para proibir o casamento gay ganharam com folga nos estados do Arizona e da Flórida.

“A função da lei não é apenas punir, mas prevenir”, diz autor da lei anti-homofobia paulista

Califórnia volta a proibir casamento gay