Dois cartazes publicitários da grife norte-americana Abercrombie & Fitch viraram alvo de conservadores de Virginia Beach, nos Estados Unidos.
Na semana passada, a polícia tirou de circulação das lojas da grife na cidade um cartaz que mostrava rapazes sem camisa correndo num campo (foto ao lado) e outro que mostrava uma mulher exibindo seus seios.
Segundo a delegacia de polícia local, alguns moradores prestaram queixas contra a campanha, solicitando a retirada imediata das peças publicitárias. O argumento das autoridades é que os cartazes violavam a lei de obscenidade porque os modelos estavam parcialmente nus.
Os cartazes foram colocados nas 363 lojas da Abercrombie & Fitch nos Estados Unidos. Um porta-voz da polícia solicitou ao gerente da loja de Virginia Beach que retirasse o material da vitrine.
Brendon Payne, gerente da loja, recebeu notificação da polícia, que mais tarde retirou as queixas.
A assessoria da Abercrombie & Fitch enviou comunicado à imprensa explicando que “as imagens em questão mostram menos pele do que alguém costuma ver em um dia de verão na praia. E certamente muito menos que um encanador trabalhando na pia de sua cozinha. Esta é uma reação incrível de autoridades de uma cidade que seriam cômicas se não fossem as implicações legais que a envolvem. Vamos atrás de nossos direitos e esperamos prevalecer.”
Esta não é a primeira vez que a grife é centro de polêmicas. Em 2003, a Abercrombie retirou de seu catálogo fotos com modelos nus após receber ameaças de boicote de um grupo conservador.