Exposições, performances, Gaymada e muito close levam diversidade para o centro educacional da zona norte
+Em livro "O desafio de criar filhos" mulher de Crivella critica gays sugere filha na cozinha
A revolução será LGBT! A prova disso é a ocupação que vai rolar nos dias 18, 19 e 20 de novembro lá no CEU Jaçanã, na zona norte de São Paulo, chamada Pre-pa-ra Olimpíadas.
O evento leva esse nome por conta da imensidão de atividades esportivas e culturais que vai concentrar no centro educacional, como performances, rodas de conversas, exposições e até a participação da Gaymada São Paulo!
Todas as atrações têm entrada gratuita e, apesar de serem voltadas para a integração do público LGBT da região, são abertas para todo mundo se unir em uma causa a favor da diversidade. Na sexta, o Pre-pa-ra começa a partir das 16h; e no sábado e domingo, a partir das 14h.
No primeiro dia de Olimpíadas LGBT, dia 18, o destaque na programação fica para a própria abertura, onde a CIA dXs TeRrOrIsTaS vai realizar uma performance chamada "Queima da Piroca Olímpica", em alusão à queima da tocha Olímpica. Na ação, o grupo vai atear fogo em um dildo de papel machê tamanho família, a fim de discutir a necessidade de acabar com a sociedade falocêntrica, exterminando simbolicamente o falo opressor. "Essa ideia surgiu de uma discussão sobre a forma como os curdos questionam o patriarcado, eliminando os homens de funções de extremo poder para que, na ausência destes, possa se pensar em outros formatos de sociedade possíveis", explica Murilo Gaulês, organizador da ocupação.
No sábado começa a programação mais fervida, a Gaymada São Paulo, por exemplo, foi convidada para criar uma ação especial no dia. O jogo de queimada LGBT que ocupa o Largo da Batata mensalmente vai se unir a outras modalidades de esportes "enviadados", como Yogay, Futesapa, Vôlei das Bee e zumba de salto alto! Além disso, no próprio sábado, vai acontecer o Dia da Diversidade Papo Mix com apresentação de Anderson Azevedo e Convidados, além de discotecagem eletrônica com o Dj Gui Almeida e shows de Dayanna Gon e Natt Maat.
Fechando a programação, no domingo, dia 20, muita purpurina vai ao ar! Isso porque o dia vai ser repleto de shows, com apresentações da banda Alameda dos Anjos e do Grupo de Drags Riot Queens. Uma pista de dança queer será montada por lá para as beau colocar o corpinho pra mexer e sensualizar. As mais recatadas podem fechar o terceiro dia com a performance "Meu nome é Deus", do Coletivo Escopo.
O CEU Jaçanã também será palco para três exposições permanentes. São elas: a mostra de bordados LGBT, inspirados na obra de Arthur Bispo do Rosário, "Mantos Lacradores"; o vídeo-exposição "Queer", que apresenta trabalhos do artista Waldiael Braz e sua pesquisa com a Teoria Queer e o universo LGBT; e "População Faz Gambiarras Para Sinalizar Buracos Nas Ruas Da Capital", exposição com ilustrações da artista Aurore Zachayuss que debatem os conflitos da mulher numa sociedade machista normatizada e suas possibilidades (utópicas ou não) de reversão deste quadro.