Não estranhe se a partir de agora aquele novo amigo hétero te rejeitar no Facebook porque a "cota de amigos gays" já foi preenchida. É que um estudo acaba de definir a orientação sexual das pessoas baseadas em seus perfis no Facebook.
+ Justin Timberlake dispensa babá conservadora e contrata dois gays
Com vários questionamentos rondando a rede, o estudo foi realizado pelos pesquisadores Carter Jernigan e Behram Mistree, do MIT – o Instituto de Tecnologia de Massachusetts – e diz que é possível descobrir se alguém é gay ou hétero baseado nas informações que o usuário deixa na rede – sobretudo pelos perfis de seus amigos.
O estudo – que visa destinar propagandas específicas para públicos específicos – também avalia dados divulgados, mensagens postadas, páginas curtidas e notícias compartilhadas – mas fecha com certeza baseado no número de amigos. Ou seja, quem tiver mais de 4,5% de amigos gays é com certeza gay.
+ Jogo traz gays e trans para serem assassinados a tiros
Detalhe: a pesquisa só vale para os homens.
Dentre as críticas, internautas questionam que pessoas que se definem como gays tiverem 4,5% de amigos héteros também podem ser consideradas héteros. E questionam a conclusão, uma vez que héteros que têm vários amigos gays podem ser apenas gay-friendly, uma pessoa sem preconceitos.