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“Oklahoma Proíbe Programas de Diversidade e Inclusão nas Universidades: O Que Isso Significa para o Futuro da Educação Superior?”

"Oklahoma Proíbe Programas de Diversidade e Inclusão nas Universidades: O Que Isso Significa para o Futuro da Educação Superior?"
"Oklahoma Proíbe Programas de Diversidade e Inclusão nas Universidades: O Que Isso Significa para o Futuro da Educação Superior?"

No dia 8 de abril de 2025, um comitê da Assembleia Legislativa de Oklahoma aprovou um projeto de lei que visa proibir permanentemente programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas universidades do estado. O projeto de lei, conhecido como Senado Bill 796, foi elaborado pelo senador Adam Pugh e pela representante Denise Crosswhite Hader. A nova legislação estabelece que nenhuma instituição de ensino superior em Oklahoma pode utilizar recursos públicos para apoiar posições ou atividades relacionadas a DEI. Além disso, o projeto proíbe que as universidades exijam que candidatos a empregos apresentem declarações de DEI como condição para contratação.

Crosswhite Hader argumenta que a proposta visa promover a igualdade, ou seja, garantir que todos os cidadãos tenham oportunidades iguais com base no mérito individual, ao invés de favorecer uma abordagem que manipule os resultados independentemente do mérito. O projeto de lei é uma extensão de restrições que já estavam em vigor devido a uma ordem executiva do governador Kevin Stitt.

Durante a discussão, Crosswhite Hader mencionou que em algumas universidades, como a Universidade de Oklahoma, alunos atletas eram obrigados a participar de treinamentos sobre “privilégio branco”, algo que, segundo ela, não poderá mais ser imposto. A representante democrata, Michelle McCane, expressou objeções, afirmando que os estudantes frequentemente são obrigados a aprender sobre temas com os quais não concordam.

Crosswhite Hader ressalta que os programas de DEI não têm relação significativa com a formação profissional dos alunos e podem aumentar os custos da educação, criando barreiras adicionais ao sucesso acadêmico. Ela acredita que as universidades devem se concentrar em oferecer educação de qualidade sem imposições desnecessárias.

Por outro lado, McCane argumentou que é necessário reconhecer as diferentes experiências vividas por estudantes e que alguns podem necessitar de suporte adicional para alcançar igualdade de oportunidades. Ela compartilhou experiências pessoais que moldaram sua visão sobre a importância da equidade.

O Senado de Oklahoma já havia aprovado o projeto anteriormente com um voto de 39 a 8. O comitê de Educação Superior da Câmara também aprovou o projeto, mas com um resultado de 4 a 2, refletindo uma divisão partidária, com os republicanos apoiando a medida.

Nos últimos dez anos, as universidades públicas de Oklahoma relataram gastos de pelo menos 83,4 milhões de dólares em programas e pessoal de DEI, incluindo iniciativas controversas como apresentações de drag queens e treinamentos considerados “antirracistas”. Estudos têm mostrado que esses programas podem estar associados ao aumento de preconceitos e problemas como o antisemitismo em campus universitários.

Com a aprovação do Senado Bill 796, as universidades de Oklahoma enfrentam um novo cenário que pode redefinir como a diversidade e a inclusão são abordadas nas instituições de ensino, levantando questões importantes sobre igualdade de oportunidades e o papel das universidades na formação de cidadãos conscientes e críticos.

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