Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Olimpíadas: australiano gay, Matthew Mitcham, ganha medalha de ouro

Precisão, técnica e habilidade. Uma combinação de saltos incríveis com boas entradas para não espirrar muita água. Notas sempre entre oito e nove, chegando à máxima de 10. Foi assim que o jovem australiano de apenas 20 anos, Matthew Mitcham, único atleta homossexual assumido nas Olimpíadas, realizou seu grande sonho e levou para casa a medalha de ouro.

A competição final da plataforma de dez metros dos Saltos Ornamentais aconteceu às 9h deste sábado (horário de Brasília) e contou com a presença de doze participantes na disputa pela medalha. O páreo foi disputadíssimo e a competição foi mesmo definida na última das seis rodadas de saltos, depois de um erro do saltador chinês Luxin Zhou e de um mergulho fantástico do loiro Mitcham.

Um dos destaques da prova foi o "garoto prodígio" Thomas Daley, de apenas 14 anos, competindo pelo Reino Unido. O jovem é uma aposta para as próximas Olimpíadas, que acontece justamente, na Inglaterra.

Mitcham conseguiu classificação para a semifinal dos Saltos Ornamentais na sexta-feira de manhã, na mesma disputa que tirou da competição os atletas brasileiros Cassius Duran e Hugo Parisi. A prova da plataforma dos 10 m era a única oportunidade de o loiro ganhar medalha de ouro. Na semana passada ele não foi bem nos mergulhos da plataforma de 3 m.

Com a medalha do atleta, a Austrália fica em 6º lugar nas Olimpíadas, totalizando 14 ouros na competição.

Trajetória

Treinando desde os onze anos de idade, Matthew Mitcham assumiu-se gay aos 14, mas só saiu do armário publicamente no final de maio deste ano, em entrevista ao Sydney Morning Herald. O australiano, atual campeão olímpico em Saltos Ornamentais, é tido também como um modelo de postura para os jovens gays de seu país.

Recentemente o atleta criticou Kevin Rudd, o primeiro ministro australiano, devido ao seu conservadorismo em encarar o casamento como algo que deve acontecer somente entre um homem e uma mulher. "Essa opinião é digna de uma pessoa com a mente fechada", declarou Mitcham.

Veja abaixo a participação do saltador na final de Saltos Ornamentais.

Sair da versão mobile