A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou sua recomendação para incluir a PrEP sob demanda como prevenção eficaz contra o HIV voltada para para homens que fazem sexo com homens. A atualização foi anunciada na10ª Conferência do IAS sobre Ciência do HIV, na Cidade do México.
A PrEP sob demanda, também conhecida com esquema 2+1+1 envolve tomar uma dose dupla (duas pílulas) do Truvada entre 2 e 24 horas antes do sexo previsto e, em caso de sexo, uma pílula 24 horas após a dose dupla e outra 24 horas mais tarde. Se o sexo ocorrer vários dias seguidos, um comprimido deve ser tomado todos os dias, até 48 horas após o último evento.
O Dr. Jean-Michel, da Universidade de Paris, relatou que a PrEP sob demanda reduziu o risco de infecção pelo HIV em 86% entre gays e bissexuais masculinos no estudo francês Ipergay, igualando o efeito protetor da PrEP diária no estudo UK Proud.
Na Conferência Internacional de Aids de Amsterdam, em 2018, o Dr. Jean-Michel já havia relatado que nenhuma nova infecção pelo HIV havia ocorrido entre homens que usavam o regime de PrEP. Nessa terça-feira (23), ele apresentou uma atualização mostrando que a PrEP permanece eficaz com um acompanhamento mais longo.
Texto retirado do site: http://agenciaaids.com.br/noticia/ias-2019-oms-passa-a-recomendar-prep-sob-demanda-para-homens-que-fazem-sexo-com-homens/