Com menos de vinte dias para a 13ª Parada do Orgulho Gay do Rio de Janeiro, que acontece no dia 12 de outubro, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT acaba de criar uma campanha para impactar a sociedade sobre a violência contra os homossexuais.
Além de esclarecer sobre o PLC 122/06 – lei que criminaliza a homofobia e está esperando votação no senado – o site criado, www.naohomofobia.com.br, pretende arrecadar 1 milhão de assinaturas eletrônicas, até março de 2009 durante os seis meses que durará a campanha.
Juntamente com o site, materiais gráficos serão distribuídos nos eventos do Rio e em várias partes do Brasil, (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém do Pará, Porto Velho, Brasília, Goiânia, entre outras) de 20 de outubro a 20 de janeiro de 2009.
Uma das abordagens de mais adesão será na Parada do Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana, onde se pretende coletar de 40 a 70 mil assinaturas, a partir da mobilização que será feita através de cartazes e banners. Durante a manifestação, 80 computadores estarão disponiveis em 4 trios elétricos com pontos digitais para assinatura on-line do manifesto pró-PLC.
Até março de 2009, a campanha pretende obter 1 milhão de assinaturas. Com isso, o grupo apresentará um relatório completo ao Senado Federal, a Câmara dos Deputados, aos presidentes da República, Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.
Arte
A idéia de ilustrar a campanha com imagens de manequins, criada pela Indústria Nacional Design e Dialogo Design, surgiu com o objetivo de mostrar a conseqüência da violência contra os LGBTs, mas sem retratar pessoas. Os manequins têm uma expressão sem brilho, mas buscam refletir o que uma pessoa sente quando é agredida por sua orientação sexual: apanha simplesmente por existir.
Para assinar o manifesto a favor da criminalização da homofobia, clique aqui.